PUBLICIDADE

Fluminense goleia São Paulo e está nas semifinais da Libertadores

PUBLICIDADE

Foi um sufoco, mas o Fluminense conseguiu carimbar o passaporte para as semifinais da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, o time carioca garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo. O gol decisivo foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, por Washington, para delírio dos torcedores da equipe das Laranjeiras que lotaram o Maracanã.

No São Paulo, destaque para um novo revés em um confronto caseiro. O time do Morumbi vinha de eliminações contra Grêmio (Libertadores do ano passado) e Palmeiras (Paulistão de 2008) na mesma situação do fracasso contra o Fluminense: caiu fora de casa após a vitória por um gol de diferença na capital paulista.

Na próxima etapa, o Fluminense ainda espera o adversário, que será definido após o fim das quartas-de-final. Como o regulamento obriga times do mesmo país a se enfrentarem antes da decisão, independente da divisão das chaves, o time carioca pode enfrentar Boca Juniors, da Argentina, Santos ou até o América, do México.

O jogo: Pressionar o adversário. Essa foi a postura do Fluminense no início da decisão no Maracanã. Com boa movimentação de seus meias e atacantes, os cariocas tinham liberdade para criar. Aos nove minutos, a primeira chance. Cícero recebeu passe de Conca e, dentro da área, finalizou para ótima intervenção do goleiro Rogério Ceni.
Três minutos depois, o Fluminense marcou o primeiro e igualou o confronto para delírio de seus torcedores. Júnior César arriscou de fora da área, Zé Luis cortou para alto e, na seqüência da jogada, Cícero ganhou disputa de cabeça e Washington desviou livre dentro da área para vencer Rogério Ceni.

O gol fez o apático São Paulo procurar um pouco mais o ataque. Aos 19 minutos, Hernanes mandou uma bomba de longe e assustou o goleiro Fernando Henrique. Contudo, o time paulista sofria com o excessivo número de passes errados e não conseguia penetrar na retaguarda adversária.

Mesmo sem o mesmo ímpeto do início, o Fluminense seguia mais perigoso. Aos 38 minutos, o habilidoso Conca observou o arqueiro adversário adiantado e chutou de fora da área no travessão. Na sobra, Thiago Neves perdeu uma chance inacreditável ao cabecear para fora com Rogério Ceni caído.

Na saída do gramado, o sentimento era de preocupação no São Paulo com a atuação ruim na etapa inicial. Dagoberto resumiu a apreensão da equipe: “Conversamos tanto no vestiário, mas demos muito espaço ao Fluminense, deixamos o adversário tocar facilmente a bola”, disse.

Na volta do intervalo, o São Paulo teve a presença de Joilson no lugar de Jancarlos. Porém, o Fluminense foi o primeiro a criar na etapa complementar. Aos sete minutos, Conca recebeu na área com a marcação de Richarlyson, cortou para o meio e chutou de perna esquerda. A bola raspou o poste esquerdo de Rogério Ceni.

Com nove minutos, Renato Gaúcho promoveu a entrada de Dodô no lugar de Arouca e deixou o Fluminense ainda mais ofensivo. Muricy Ramalho respondeu com a presença de Aloísio, na vaga de Dagoberto, para formar a dupla de ataque com Adriano.

Já no primeiro lance, Aloísio mostrou eficiência. Aos 13 minutos, o camisa 14 tabelou com Adriano e chutou por cima da meta adversária. Pouco depois, Aloísio apareceu na cara do gol e desperdiçou nova oportunidade na frente de Fernando Henrique.

Acordado, o São Paulo seguiu criando chances. Aos 23 minutos, Adriano apareceu livre para desviar de cabeça dentro da área, mas parou em Fernando Henrique, que defendeu com o pé direito. Dois minutos depois, o time paulista finalmente empatou com um gol do Imperador. Aloísio foi até a linha de fundo na esquerda e cruzou para a cabeçada do camisa dez, sem chances para Fernando Henrique.

Só que a resposta do Fluminense foi imediata. Aos 26 minutos, Dodô recebeu dentro da área e chutou fraco, mas contou com a ajuda de Rogério Ceni, que permitiu a passagem da bola no meio das suas pernas: 2 a 1.

No final, o Fluminense partiu com tudo para cima. Aos 39 minutos, o São Paulo perdeu Joilson, expulso. No abafa, o time carioca conseguiu a classificação. Nos acréscimos, após cobrança de escanteio, Washington ganhou disputa pelo alto com a zaga adversária e marcou o terceiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE