Mesmo jogando longe do Maracanã, por causa dos Jogos Pan-Americanos, o Fluminense não encontrou maiores dificuldades para superar o Goiás por 3 a 0 na tarde deste domingo no Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória (ES), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Thiago Neves (2) e Somália marcaram os gols dos cariocas, que chegaram aos 20 pontos, igualando-se na tabela aos goianos.
A primeira oportunidade de gol foi do Goiás, logo aos sete minutos, quando Diego fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Welliton pegar de primeira e mandar sobre o gol. Mas o time goiano parou por aí e passou a se preocupar muito mais em se defender do que atacar.
A estratégia goiana encheu o Fluminense de coragem e o Tricolor carioca passou a se mostrar mais presente em termos ofensivos. Porém demorou para assustar, o que só aconteceu aos 22 minutos, quando Arouca ajeitou e Thiago Neves chutou para fora. Oito minutos depois o time do Rio de Janeiro encontrou o caminho do gol. Júnior César cruzou da esquerda, Thiago Neves se antecipou à zaga e cabeceou sem chances para o goleiro Harlei.
O Goiás sentiu o golpe e foi facilmente dominado, quase levando o segundo gol aos 34, quando Júnior César cruzou e Somália cabeceou com perigo para fora. Perder por um gol de diferença foi até bom para o time verde na primeira etapa.
A segunda etapa começou do mesmo jeito e o Fluminense se aproveitou para ampliar logo aos três minutos. Thiago Neves tabelou com Somália, recebeu na cara do goleiro e só teve o trabalho de deslocar Harlei para marcar seu segundo gol no confronto.
Paulo Bonamigo, técnico do Goiás, resolveu então agir e lançou Fabiano Oliveira, abrindo mão do esquema com um atacante. Deixou a impressão de que se essa tivesse sido a sua primeira opção o resultado poderia ser diferente. Fabiano se mostrou uma força ofensiva e com dois chutes a gol, aos sete e 13 minutos, levou perigo a Fernando Henrique.
Mas com dois gols a menos o time goiano teve que se lançar de forma desorganizada ao ataque e levou o terceiro num contra-golpe aos 18 minutos. Carlinhos cruzou da direita e Somália se esticou todo para mandar a bola para o fundo da rede.
A partir daí o Goiás morreu em campo e passou a ser facilmente dominado pelo Fluminense, que perdeu boas chances. Aos 26 minutos, Soares rolou e Jean acertou a trave, que também foi o destino do chute de Romeu dois minutos depois. Nos minutos finais o Tricolor carioca se limitou a administrar a vantagem sem ser incomodado.
Na próxima rodada o Goiás receberá o Santos, na quarta-feira, às 19h45min(de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO). Já o Fluminense só entrará em campo na quinta-feira, às 20h30min(de Brasília), para encarar o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).