O clássico entre Fluminense e Vasco, neste domingo, às 18h10, no Maracanã, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual, será diferente. Afinal, coincidentemente, os dois clubes, mesmo que indiretamente, travam uma batalha na Justiça do Trabalho pelos direitos do atacante Leandro Amaral.
Embora os dois lados neguem, o retorno de Leandro Amaral ao Tricolor das Laranjeiras acirrou ainda mais o clássico. Apesar do presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, avisar que o atacante não pode mais atuar no Estadual, o que irritou muito o Fluminense, o jogador ainda acredita no seu retorno aos gramados.F
“Sempre soube que voltaria ao Fluminense. A possibilidade de eu voltar ao Vasco é praticamente zero. Não concordo com as atitudes do Eurico Miranda (presidente interino do clube cruzmaltino)”, disse.
Dentro das quatro linhas, o Fluminense está na segunda posição do Grupo A da Taça Rio, com dez pontos, dois a menos que o Flamengo, que derrotou a Cabofriense, neste sábado, pelo placar de 2 a 0.
Já o Vasco é o primeiro do B, com 12. O Cruzmaltino empata com o Botafogo, mas leva vantagem no saldo de gols: 13 a 8.
Pelo lado do Fluminense, nenhum problema. O técnico Renato Gaúcho vai repetir a formação que superou o Libertad, do Paraguai, por 2 a 1, na última quarta-feira, em Assunção, pela Copa Libertadores da América.
“É sempre bom o técnico conseguir dar seqüência com os mesmos jogadores entre os titulares. Para o nosso torcedor também, já que ele vai para arquibancada sabendo a escalação de cor”, destacou o comandante tricolor.
O Fluminense não vence o clássico desde 2005, quando derrotou o Vasco, por 3 a 2, pelo Campeonato Brasileiro. Renato Gaúcho, porém, ignorou totalmente este jejum.
“Espero um jogo difícil, mas não me preocupo com esse negócio de tabu”, afirmou o treinador, que pediu muito cuidado com o atacante Edmundo. “Ele é inteligente e pode decidir o jogo a qualquer momento”, emendou.
Em São Januário, o técnico Alfredo Sampaio não vai poder contar com o meia Leandro Bomfim, suspenso. Alex Teixeira, que ficou na reserva diante do Bragantino, pela Copa do Brasil, deve retornar ao time normalmente.
Caso decida por uma formação mais defensiva, Alfredo Sampaio pode sacar Alex Teixeira e escalar Beto, Amaral ou Xavier na vaga de Leandro Bomfim. A tendência é de que o esquema com três zagueiros seja mantido.
“Já utilizamos esta formação e gostei do resultado. Existe, sim, a chance de jogarmos assim no domingo, diante do Fluminense”, salientou o comandante cruzmaltino.
Edmundo, que foi poupado do compromisso da última quinta-feira, está confirmado no Vasco. O Animal terá a companhia de Alan Kardec, que fez um dos gols no empate com o Bragantino.
Fluminense
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington.
Técnico: Renato Gaúcho
Vasco
Tiago, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Vilson; Wagner Diniz, Jonílson, Alex Teixeira (Amaral, Xavier ou Beto), Morais e Calisto; Edmundo e Alan Kardec.
Técnico: Alfredo Sampaio
Data: 23/03/2008 (Domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h10
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)