O Fluminense sofreu para conseguir assegurar um ponto em casa neste sábado e se manter, ao menos provisoriamente, fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Cuca arrancou o empate por 1 a 1 com o Sport nos minutos finais, no estádio do Maracanã.
O time pernambucano saiu na frente no placar na primeira etapa, com gol de Roger, e o Tricolor das Laranjeiras só chegou ao empate quando a partida já chegava aos minutos finais. Washington cobrou pênalti para igualar a contagem e levar o Fluminense para os 23 pontos, ainda na 16ª colocação. No entanto, o time de Cuca ainda pode voltar à zona de rebaixamento no complemento da rodada no domingo. Já o Sport tem agora 29 pontos, em décimo lugar.
O Fluminense voltará a campo pelo Brasileirão no dia 31 de agosto, quando disputará o clássico diante do Flamengo, no Maracanã. No mesmo dia, o Sport terá compromisso diante do Internacional, na Ilha do Retiro.
O jogo: O técnico Cuca colocou o Fluminense com um esquema ofensivo, escalando o ataque com Everton Santos, Dodô e Washington, mas foi o Sport quem iniciou a partida apostando nas jogadas na frente. O time visitante tentou arriscar em batidas de longe de Kássio e Carlinhos Bala, mas ambas saíram pela linha de fundo.
A equipe pernambucana só ameaçou com eficiência aos 16 minutos, quando Sidny soltou um foguete de longe e exigiu boa defesa de Fernando Henrique. O lance acordou o Fluminense, que quase abriu o placar na seqüência. Dodô recebeu na área, de frente para o gol, e chutou rasteiro, mas Magrão fez ótima defesa.
Depois da jogada de perigo, o time da casa voltou a dar espaços para o Sport. Desta forma, o time de Nelsinho Baptista conseguiu abrir o placar, aos 24 minutos da etapa. Kássio fez ótimo passe na área para Sidny, que cruzou da linha de fundo para a pequena área, onde estava o atacante Roger para mandar de cabeça para as redes.
A chuva aumentou no Maracanã logo após o gol e dificultou o trabalho do Fluminense, que passou se arriscar na frente, mas sem criar perigo ao goleiro Magrão. O técnico Cuca, então, tratou de deixar sua equipe ainda mais ofensiva. O treinador sacou o volante Maurício para colocar o atacante Tartá. Desta forma, o time deixou de jogar com três zagueiros, já que Romeu passou a atuar no meio-campo, ficando apenas Anderson e Luiz Alberto na zaga.
No entanto, o Fluminense seguiu sem conseguir ameaçar o Sport, que recuou excessivamente, mas levou o placar sem alterações para o intervalo. Nos vestiários, Cuca promoveu mais uma alteração na equipe, tirando Dodô para a entrada de Carlinhos.
O Tricolor, por sinal, começou o segundo tempo com uma postura bem diferente, concentrando o volume de jogo em seu sistema ofensivo. Logo no início da etapa, Conca cobrou falta na área e Washington apareceu livre para chutar, mas Magrão conseguiu fazer ótima defesa.
Minutos depois, Washington recebeu novamente atrás da zaga e finalizou, carimbando a trave dos visitantes. O Sport, então, se viu na obrigação de dar uma resposta para deixar sua defesa respirar por alguns instantes. Desta forma, Dutra avançou pela esquerda e cruzou para Carlinhos Bala, que, de frente para o gol, chutou de primeira por cima do travessão.
E o técnico Cuca seguiu promovendo alterações para tentar empatar o jogo. Romeu deixou a partida para a entrada do atacante Somália. No entanto, no minuto seguinte, quem ameaçou foi o Sport em chute de Carlinhos Bala, defendido por Fernando Henrique.
O técnico Nelsinho Baptista, então, resolveu dar um novo fôlego ao ataque do Sport, sacando Roger para a entrada do estreante Wilson, que iniciou sua carreira no Corinthians. O Fluminense, por sua vez, passou a arriscar em batidas de longe, mas só conseguiu igualar o placar em cobrança de pênalti. O árbitro assinalou toque de mão de Sidny na área. Assim, aos 38 minutos, Washington cobrou o pênalti para empatar e definir o placar.