Fluminense e Atlético Paranaense empataram em 1 a 1, no Maracanã, na primeira partida do confronto entre as equipes pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Apesar de impor o ritmo em boa parte do jogo, os cariocas não conseguiram fazer prevalecer o mando de campo, frustrando a torcida na estréia do técnico Renato Gaúcho.
O time da casa abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, com uma cabeçada certeira de Thiago Silva. Porém, o Furacão chegou ao empate aos 30 minutos, com um belo chute do lateral Nei, que acertou o ângulo. Na segunda etapa, a partida caiu um pouco em sua movimentação, e a rede não balançou mais.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, na Arena da Baixada. Com o resultado no Rio de Janeiro, o time paranaense ganhou a vantagem de poder empatar sem gols para garantir a vaga. Qualquer empate acima de 2 a 2 pertence ao Flu. Uma vitória simples classifica qualquer um dos times.
O jogo: O Fluminense teve a primeira oportunidade aos dois minutos de partida. Depois de uma bobeada da zaga atleticana, Rafael Moura tomou a bola e bateu forte da entrada da área, mas a esquerda da meta. Aos cinco minutos foi a vez de Carlos Alberto conduzir a bola e arriscar de longe, mas fraco demais, nas mãos de Guilherme.
O Tricolor mostrava maior poder ofensivo e dava mais trabalho à zaga paranaense. A primeira oportunidade dos atleticanos veio aos nove minutos, mas Ricardinho não aproveitou o lançamento de Ferreira em um contra-ataque rápido. Mas, aos 12 minutos, o Flu abriu o placar. Carlinho fez o cruzamento na linha de fundo e Thiago Silva, por trás da zaga, cabeceou livre para o fundo das redes.
O gol animou ainda mais os cariocas e aos 17 minutos, Arouca pegou rebote fora da área e bateu forte. A bola desviou na zaga e obrigou Guilherme a fazer grande defesa. Aos 24 minutos, após triangulação, Cícero bateu de longe e a bola passou perigosamente à esquerda do goleiro Guilherme. Porém, em um lance individual do lateral Nei, o Furacão chegou ao empate. Aos 30 minutos, o jogador partiu com a bola e de fora da área acertou o ângulo, marcando um belo gol no Maracanã.
A virada quase aconteceu em outro lance de fora da área. Evandro chutou por cobertura, aos 35 minutos, e Fernando Henrique se esticou todo para tocar para fora. O jogo mudou completamente de lado e, aos 37 minutos, Jancarlos chegou à linha de fundo e cruzou para Alex Mineiro, que tocou de cabeça por cima da meta. No minuto seguinte foi a vez de Pedro Oldoni chutar cruzado e obrigar a zaga a tocar para escanteio depois da falha do arqueiro carioca.
No segundo tempo, o ritmo caiu bastante e a partida reiniciou truncada no meio-campo. A primeira oportunidade de gol foi criada apenas aos nove minutos, com um chute fraco de Arouca. Aos 12 minutos foi a vez de Carlos Alberto bater cruzado e o goleiro atleticano tocar pela linha de fundo. Na resposta, aos 14, Pedro Odoni bateu de frente para o gol e Fernando Henrique fez grande defesa.
O jogo voltou a esquentar e, aos 15 minutos, Alex Dias bateu de primeira após cruzamento de Carlos Alberto e a bola passou à esquerda do gol. Aos 28 minutos, Thiago Neves girou o corpo na área, mas chutou para fora. O Flu esteve muito perto do segundo gol aos 33 minutos. Alex Dias encontrou Adriano Magrão entrando em velocidade. O atacante bateu rasteiro e Guilherme salvou o Furacão.
Aos 37 minutos, Lenny, que entrou em campo a pedido da torcida, entrou na área e bateu no meio do gol, nas mãos do arqueiro paranaense. Sem conseguir chegar ao segundo gol, o Flu teve que se contentar com o empate, no jogo em que o jovem goleiro Guilherme roubou a cena na noite que deveria ser do técnico Renato Gaúcho.