A diretoria do Fluminense confirmou, na tarde desta segunda-feira, a demissão do técnico Cuca. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de futebol, Alcides Antunes. O treinador deixa o clube após um início de ano sem empolgação e marcado pelas eliminações na semifinal da Taça Guanabara e da Taça Rio. Muricy Ramalho é o favorito para assumir o time.
Cuca foi demitido depois de comandar o treino nesta manhã. A diretoria preferiu não esperar a realização da partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra a Portuguesa, na quinta-feira. Para o compromisso no Maracanã, Mário Marques, técnico das categorias de base tricolores, será o comandante interino.
"Cuca foi o técnico que capitaneou o time naquela belíssima arrancada no fim do Campeonato Brasileiro de 2009, que nos livrou do rebaixamento. Infelizmente, não conseguiu o mesmo êxito no Campeonato Estadual", ressaltou Alcides Antunes, que fez elogios ao treinador após a confirmação da demissão.
Depois de salvar a equipe que chegou a ter 99% de chances de rebaixamento nas projeções matemáticas, Cuca não conseguiu se segurar pela falta de resultados. Nos bastidores, não tinha problemas de relacionamento com membros da diretoria e com o elenco. Pelo contrário. Era muito querido e elogioado pelo grupo de jogadores.
Após a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa no Canindé, na última quarta-feira, o atacante Fred fez campanha aberta pela permanência do técnico. Segundo ele, só assim o time poderia preservar o bom ambiente e a tranquilidade. Curiosamente, a Lusa, adversária desta quarta-feira, também perdeu seu treinador recentemente, antes mesmo de uma possível eliminação: Vagner Benazzi foi demitido.
Muricy Ramalho, ex-Palmeiras e São Paulo, passa a ser o principal cotado para assumir o comando do Tricolor. O técnico teria boa relação com Celso Barros, presidente da Unimed, principal patrocinadora do clube. Cuca e Muricy se envolveram em polêmica em 2009: depois de ser demitido do São Paulo, o tricampeão brasileiro criticou Cuca por falta de ética – ele teria se oferecido para o cargo no Morumbi.
Através de sua assessoria de imprensa, Muricy Ramalho negou qualquer proposta recebida, tanto do Fluminense quanto do Flamengo, clube que tem Andrade em situação delicada após a perda do título Estadual. Muricy afirmou ter recebido sondagens na última semana, mas não abriu negociações com nenhum clube.