Durou pouco o vazio no cargo de treinador do Fluminense, após a demissão do Renato Gaúcho nesse domingo, por conta de nova derrota no Brasileirao. Cuca, ex-Botafogo e Santos, foi anunciado como o novo técnico do tricolor carioca. A confirmação aconteceu por meio do site oficial do clube. O profissional assinou até o final de 2009.
Cuca assume o Fluminense em situação extremamente complicada: ao final da primeira metade do Campeonato Brasileiro, a equipe é a vice-lanterna, com os mesmos 16 pontos do Ipatinga, último colocado. A derrota para o Tigre do Vale do Aço, aliás, foi o motivo da demissão de Renato Gaúcho na noite deste domingo.
Assim, Cuca volta a trabalhar no Rio de Janeiro, onde já teve passagem de altos e baixos pelo Botafogo: chegou a deixar a equipe na liderança do Brasileirão de 2007 mas, com derrotas nas decisões e com a ausência de títulos, acabou desgastado, deixando o comando do time.
Posteriormente, dirigiu o Santos, mas também não obteve sucesso. Após 14 jogos comandando o Peixe, nos quais conquistou três vitórias e quatro empates, as sete derrotas pesaram mais e acabou abandonando o cargo com a virada do Atlético-MG em plena Vila Belmiro, vencendo por 3 a 1.
Cuca será apresentado na tarde desta terça-feira pelo presidente do clube, Roberto Horcades, em Mangaratiba, local onde o elenco realiza uma mini inter-temporada. Sua estréia no time das Laranjeiras acontece no próximo domingo, contra o mesmo Galo contra o qual caiu com o Santos, desta vez no0 Maracanã, às 18h10 (de Brasília).
O tricolor carioca será o terceiro clube dirigido pelo treinador no Brasileirão 2008: da primeira à terceira rodada, esteve à frente do Botafogo; assumiu o Santos na quinta rodada, e assim permaneceu até o 18° compromisso da competição. Finalmente, e logo na rodada seguinte, passa a ser o comandante do Fluminense.