O Fluminense não fez uma grande partida, mas mostrou competência e derrotou o Libertad do Paraguai, de virada, por 2 a 1 em jogo disputado na noite desta quarta-feira, no Defensores del Chaco, pela fase de classificação da Taça Libertadores.
Com a vitória, o Tricolor das Laranjeiras assumiu a liderança do grupo 8 da competição, com sete pontos, empatado com a LDU do Equador, mas com vantagem no saldo de gols.
No Fluminense, que mostrou muito espírito de luta, destaque para o atacante Washington que marcou os dois gols e para o argentino Conca, organizador das principais jogadas da equipe.
A equipe paraguaia mostrou porquê ainda não marcou pontos na competição e segura a lanterna da chave. É um time fraco, que desperdiçou oportunidades claras de gol pela deficiência técnica do ataque.
Agora, o Fluminense vai voltar suas atenções para o Estadual, já que enfrenta o Vasco, no próximo domingo, no Maracanã, em partida válida pelo segundo turno.
O jogo
O Fluminense começou a partida em Assunção com muita disposição e logo no primeiro minuto, Cícero arriscou de fora da área e assustou o goleiro da equipe paraguaia. O tricolor carioca trocava passes em velocidade com Thiago Neves e Conca aparecendo com destaque. Pela esquerda, Júnior César também levava vantagem sobre seus marcadores, criando boa opção de ataque para a equipe dirigida por Renato Gaúcho.
O time da casa só começou a se organizar por volta dos dez minutos, mas só conseguia levar perigo à zaga brasileira em jogadas aéreas. Aos 11 minutos, Samudio faz ótimo passe para Martínez dentro da área, mas o goleiro Fernando Henrique saiu de gol e abafou o lance. Martínez apanhou o rebote, mas chutou na rede, pelo lado de fora.
Este lance fez o Libertad se animar e passar a pressionar o Tricolor em busca do primeiro gol. Aos 17 minutos, o Libertad teve outra chance com Olivera, que recebeu livre na área, mas errou ao concluir a jogada.
Mesmo sem jogar bem, o Fluminense deu trabalho ao goleiro Gonzalez em dois chutes de longa distância. Aos 21, com Thiago Neves e no minuto seguinte foi a vez de Dario Conca.
Aos 29 minutos, o Libertad marcou o primeiro gol da partida. No escanteio cobrado da esquerda, Samúdio ganhou dos zagueiros e cabeceou sem chances para Fernando Henrique.
O Libertad continuou pressionando em busca do segundo gol, mas o Fluminense acabou chegando ao empate aos 40 minutos. Conca deu um passe perfeito para Gabriel, que levantou para a cabeçada certeira de Washington. O empate esfriou a equipe da casa e o Fluminense controlou a partida até o final da primeira etapa.
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem modificações e quando ainda procuravam a melhor forma de chegar ao gol adversário, o Fluminense desempatou a partida, aos cinco minutos. Conca cobrou escanteio, a zaga paraguaia ficou olhando e Washington se aproveitou para dominar e marcar.
A vantagem deu mais tranquilidade ao time carioca, que passou a explorar os contra-ataques, principalmente através do argentino Conca, que aparecia muito bem na partida. O Libertad foi modificado numa tentativa do seu treinador de dar mais agressividade ao time e a entrada de Cuevas deu mais criatividade ao setor de armação.
Aos 13 minutos, Conca deu outro belo passe para Washington, mas o goleiro Gonzalez saiu nos pés do atacante brasileiro e ficou com a bola.
O Libertad pressionava através de Cuevas, que organizava boas jogadas, mas não contava com a colaboração dos companheiros de ataque. Aos 22 minutos, uma prova da deficiência dos atacantes paraguaios. Cardoso cruzou da esquerda, Samudio recebeu livre na pequena área e concluiu de forma bisonha para fora, desperdiçando a melhor oportunidade da equipe na etapa.
Muito recuado, o Tricolor carioca só mostrava lucidez quando a bola estava nos pés de Conca. Renato tirou o apagado Thiago Neves, mas a produção do time não melhorou apesar do empenho de Tartá, que tentava ser o companheiro que Washington precisava.
O Libertad voltou a perder outro gol incrível agora com Martinez, aos 43 minutos, e o Fluminense procutou apenas se defender e gastar tempo para garantir sua primeira vitória fora de casa. Nos acréscimos, o Libertad ainda teve tempo de perder outro gol quase feito no último lance importante do jogo.