O Fluminense manteve viva a esperança de alcançar as primeiras posições do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Avaí por 3 a 1 em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Engenhão. O resultado fez o Tricolor das Laranjeiras chegar aos 40 pontos e ocupar a quinta posição na tabela de classificação. Já o Avaí segue em situação difícil na competição. O time catarinense segue na penúltima colocação com 22 pontos ganhos.
O resultado fez justiça ao time que, mesmo sem ser brilhante, mostrou mais vontade de sair com a vitória. O Avaí entrou em campo pensando em apenas evitar a derrota e acabou castigado pela pouca ousadia. Fred, dois, e Martinucio marcaram para os tricolores, descontando William para o Avaí.
Na próxima rodada o Fluminense enfrentará o Atlético Paranaense em Curitiba enquanto o Avaí receberá o Grêmio.
Antes de completar o primeiro minuto de partida, o meia Bruno fez falta dura e recebeu cartão amarelo. Foi o primeiro sinal de que o Avaí iria encontrar dificuldades para segurar o ímpeto inicial da equipe carioca. E logo aos quatro minutos, o Fluminense abriu o marcador. Marquinho chutou, o goleiro Felipe deu rebote e Fred completou para as redes.
A torcida tricolor não ficou muito tempo comemorando a vantagem porque aos oito minutos, Mariano perdeu a bola para Lincoln que invadiu a área e tocou de calcanhar para William que chutou forte para empatar a partida.
O gol de empate desnorteou a equipe dirigida por Abel Braga que encontrava dificuldades para tramar jogadas objetivas de ataque. Aos 12 minutos a equipe catarinense chegou novamente com perigo em chute de Cleverson que Diego Cavalieri defendeu parcialmente e permitiu que Digão aliviasse o perigo.
O Fluminense não se encontrava em campo e o Avaí se aproveitava para tentar surpreeender a defesa tricolor.Aos 22 minutos foi a vez de Robinho receber ma entrada da área e chutar com perigo, assustando a torcida tricolor.
O Fluminense só conseguiu voltar a incomodar a defesa catarinense aos 23 minutos em chute de Marquinho que Felipe defendeu sem qualquer dificuldade. A equipe visitante não mostrava ambições ofensivas e se contentava em bloquear as investidas dos adversários.
A pressão carioca aumentou e aos 33 minutos, Leandro Euzébio bateu forte e Felipe espalmou para escanteio. Aos 35 minutos, o Fluminense desempatou quando Lanzini dividiu com a zaga e a bola sobrou para Fred que, em posição irregular, apenas empurrou para dentro do gol.
A vantagem animou o time da casa que quase amplia aos 37 movamente com Fred que cabeceou forte para boa defesa de Felipe.
Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo e Marquinho quase amplia aos três minutos com um chute forte que passou bem perto da trave defendida por Felipe. Aos sete foi a vez de Rafael Sóbis receber na área pela esquerda e chutar cruzado para outra boa defesa de Felipe.
O Avaí tentava pressionar mas a forte marcação tricolor impedia que as tentativas da equipe catarinense tivessem êxito. Só aos 15 minutos é que o time dirigido por Toninho Cecílio voltou a mostrar que estava vivo no jogo. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Dirceu subiu mais do que a zaga tricolor e cabeceou no travessão.
Preocupado apenas em administrar o resultado, a equipe dirigida por Abel pouco se arriscava ao ataque. Aos 25, Lanzini arriscou de fora da área, mas não levou perigo. Logo depois, o técnico Abel substituiu o jovem argentino pelo experiente meia Deco que não atuava desde a última semana de julho.
Aos 34 minutos, o time carioca selou a sorte da partida. Mariano recebeu bom passe de Deco, cruzou para a área e Martinucio, de carrinho, empurrou para as redes de Felipe, marcando o terceiro gol. Foi o primeiro gol do atacante argentino com a camisa tricolor.
O Fluminense quase ampliou aos 36 em chute de Fred depois de receber bom passe de Martinucio. O Avaí, inteiramente batido, só se preocupava em evitar uma goleada. Com a vitória garantida, o time carioca passou a tocar a bola para gastar o tempo até o apito final comandado por Deco que chegou a fazer algumas jogadas de efeito que mereceram aplausos da torcida.