quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Flamengo vence Goiás na estréia de Bonamigo: 3 a 1

PUBLICIDADE

O Goiás prometia uma nova postura, bem diferente da vista na desastrosa estréia contra o São Paulo, no Morumbi, mas o que o torcedor viu foram os mesmos erros e a derrota por 3 a 1 para o Flamengo na tarde deste domingo, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Era a estréia de Paulo Bonamigo à frente dos esmeraldinos e o esquema defensivo implantado não agradou. Sem criação, a equipe continua sem pontuar no Brasileirão, preocupando a meta de ficar entre os dez primeiros da competição. O único momento de alento aconteceu na etapa final, quando nomes como Fabrício Carvalho e Petkovic entraram em campo e deram mais movimentação.

O Flamengo se recupera da derrota na estréia para o Palmeiras, em pleno Maracanã, e retoma sua condição de favorito na competição. Com apenas um atacante em campo, o Rubro-negro contou com mais uma boa atuação de Renato, responsável indireto de dois dos três gols cariocas, e de seus alas, autores de dois tentos na tarde.

O zagueiro Irineu, ainda no primeiro tempo, abriu o placar para o Fla de cabeça. Na etapa final, foi a vez de Juan e Leonardo Moura ampliaram a vantagem e definiram o placar. Fabrício Carvalho descontou para o Verdão do Planalto, reencontrou as redes em Brasileirões após três anos e prova estar totalmente recuperado dos problemas cardíacos.

Na próxima rodada, o Rubro-negro tentará manter a boa fase no clássico frente o Botafogo, domingo, no Maracanã. No mesmo dia, o Goiás tenta finalmente pontuar contra outra decepção da tabela, o Juventude, novamente no serra Dourada.

Mesmo com uma escalação abusadamente defensiva, o Goiás teve a primeira chance concreta do jogo. Logo no primeiro minuto, após troca de passes na intermediária do campo de ataque, Cléber Gaúcho dominou na entrada da área e arriscou o chute rasteiro. A bola saiu rente à trave direita de Bruno.

Poderia ser um sinal de que o Goiás de Paulo Bonamigo, estreante do dia, buscava algo a mais no Brasileirao, mas logo a equipe retomou sua postura defensiva. Melhor para o Flamengo, que conseguiu encaixar uma série de boas chances. Jogando isolado no ataque, Souza foi o principal protagonistas de todas elas. Aos três, quando desviou bola alçada por Renato Augusto por cima do travessão, e três minutos depois, com o centroavante finalizando um passe rasteiro de Renato para fora.

A falta de pontaria de Souza era o único ponto fraco rubro-negro, que viu sua zaga se acertar e organizar os contra-ataques com calma. Era a velocidade dos cariocas contra um Goiás apático e sem inspiração. O único alento para os mandantes era mesmo o camisa 9, que poucos minutos depois perdeu outra chance, ao desviar errado cruzamento de Juan.

Rotulado como favorito, o Flamengo sabe que um bom time não vive apenas em função de um jogador. E foi justamente assim que saiu o primeiro gol do jogo. Renato recebeu passe e, mesmo observando Souza dentro da área, tentou a jogada individual. Acabou sofrendo a falta. O próprio meia bateu e o zagueiro Irineu, bem colocado no segundo pau, subiu mais que André Leone para desviar às redes, aos 17.

O gol mudou o panorama da partida. Mais descansado, o Fla segurou um pouco o ímpeto e deixou o Goiás rondar sua área. Sempre sem maiores complicações. Aos 25, valeu a estrela do garoto Wellington, que recebeu passe enfiado de Paulo Baier e tocou por cobertura em Bruno. A bola saiu caprichosamente pela linha de fundo.

O Verdão do Planalto apresentava as mesmas dificuldades vividas pelo Rubro-negro antes do gol: a falta de pontaria de seus atacantes. Bem marcado, Fabiano Oliveira era peça nula no esquema e a solução para os mandantes foi apostar nos cruzamentos à área. Foras duas oportunidades, aos 42, quando Romerito pegou uma sobra e Bruno fez uma excelente defesa, e no minuto seguinte, com a zaga afastando a bola em cima da linha.

O avanço progressivo dos esmeraldinos preocupou o técnico Ney Franco e na volta do intervalo o Fla tratou de repetir o mesmo estilo de jogo do início, privilegiando o toque de bola e apostando nos avanços pelas alas. O resultado foi mais rápido que o esperado e, logo aos oito minutos, Renato achou Juan livre pela esquerda, o lateral correu por trás da defesa e bateu forte na saída de Harlei para ampliar.

Era o velho Flamengo, campeão carioca, em campo e a torcida sabe que esse time sim é confiável. Em três minutos, três chances criadas de perigo e um gol marcado, selando de vez a vitória em Goiânia. Aos 22, o zagueiro Ronaldo Argelim se aventurou no ataque e finalizou à direita de Harlei. Em seguida, Renato Augusto fez boa jogada na área, fintou a marcação e deu um toquinho, bem defendido pelo goleiro esmeraldino. Na terceira, finalmente a nação pôde comemorar o gol. Souza venceu dividida com os três zagueiros rivais e abriu na direita para Leonardo Moura, que finalizou sem chances.

Com 3 a 0 de vantagem, bastou ao Fla controlar a posse de bola. Bonamigo tentou a reação colocando algumas peças importantes que estavam no banco e elas renderam, conseguindo o primeiro gol esmeraldino no campeonato. Aos 27, Petkovic retoma posse de bola perdida por Claiton e encontra Fabrício Carvalho na área. O centroavante apenas girou para diminuir a vantagem carioca no placar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE