O Flamengo praticamente garantiu uma vaga nas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, ao bater o Friburguense por 4 a 1 na noite desta quarta-feira no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada. Com o resultado o Rubro-Negro chegou aos 15 pontos e necessita de mais um para se garantir matematicamente. Mesmo que perca os dois jogos restantes os flamenguistas ainda poderão se classificar no saldo de gols.
Marcinho (2), Renato Augusto e Leonardo Moura marcaram para os vencedores, enquanto Léo Andrade descontou para a equipe serrana, que soma 17 pontos na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos, e continua lutando por uma vaga na próxima Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo desta quarta-feira foi o primeiro da história do Carioca com trio de arbitragem formado apenas por mulheres.
A primeira oportunidade de gol foi do Friburguense, aos três minutos. Após boa triangulação do ataque, Éverton cruzou, Léo Andrade chutou já de dentro da área e a bola bateu na rede pelo lado de fora. O Flamengo respondeu seis minutos depois. Leonardo Moura cobrou escanteio, Fábio Luciano desviou de cabeça e Marcinho, na pequena área, completou sobre o gol.
Aos 11 minutos, Marcinho cruzou, Renato Augusto ajeitou e Ibson chutou para fora, raspando a trave esquerda. O lance já mostrava um domínio do Flamengo, que conseguiu abrir o placar aos 18 minutos. Juan cobrou falta e Marcinho cabeceou sem chances para o goleiro Adriano.
Não demorou muito para o Flamengo ampliar. Aos 20 minutos, Leonardo Moura cruzou da direita, a zaga afastou e Renato Augusto pegou a sobra para acertar uma verdadeira bomba e vencer Adriano.
Depois dos gols, Flamengo tentou administrar a vantagem e o jogo caiu de produção. Por pouco o Friburguense não conseguiu descontar antes do intervalo. Aos 35 minutos, Alex chutou forte da entrada da área, Bruno deu rebote e Léo Andrade desperdiçou a chance ao chutar em cima do goleiro.
A segunda etapa começou com o Friburguense pressionando e com o Flamengo sonolento. O time de Nova Friburgo tirou proveito da situação e conseguiu descontar aos 11 minutos, num contra-ataque muito bem trabalhado pelos seus homens de frente. Ziquinha lançou Léo Andrade, que acertou um belo chute, no ângulo de Bruno, que nada pôde fazer.
O jogo então ficou aberto, com as duas equipes criando boas jogadas. Aos 13 minutos, Leonardo Moura recebeu na área e chutou para boa defesa de Adriano. Cinco minutos depois Carlos Alberto cruzou e Léo Andrade, de letra, escorou para fora, desperdiçando boa chance de empatar e levando os torcedores flamenguistas a pedirem raça ao time.
O Friburguense ainda perderia um gol feito, com Ziquinha chutando para fora na cara de Bruno, antes de o Flamengo ampliar, o que aconteceu aos 29 minutos. Obina deu bela assistência para Leonardo Moura, que chutou com violência para vencer o goleiro.
Quatro minutos depois, o Flamengo chegou ao quarto gol. Renato Augusto puxou contra-ataque e acionou Juan. O lateral penetrou pela esquerda e rolou para o complemento certeiro de Marcinho.
Aos 38 minutos, o Flamengo, que já tinha feito as três alterações, ficou com um homem a menos em campo, pois Jônatas sentiu uma lesão muscular e teve que deixar o gramado. Depois disso o Rubro-Negro conseguiu administrar a vantagem até o fim.
No próximo sábado, às 16horas (de Brasília), o Flamengo recebe o Madureira, no Maracanã. Já o Friburguense vai à Região dos Lagos encarar o Macaé, no domingo, às 15horas (de Brasília).