Jogando em ritmo de treino o Flamengo não encontrou maiores dificuldades para superar o fraco time do Mesquita por 2 a 0 na noite desta quarta-feira no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Souza e Vágner Eugênio, contra, marcaram os gols que levaram os flamenguistas a manterem os 100% de aproveitamento com nove pontos, na zona de classificação do grupo A. Já o time da Baixada Fluminense, que permanece com um ponto no grupo B, continua ameaçado de rebaixamento.
O esquema com três atacantes – Maxi Biancucchi, Souza e Diego Tardelli – testado por Joel Santana serviu para incomodar muito o setor defensivo do Mesquita, mas isso é muito pouco para se julgar que ele deu certo, haja vista a fragilidade do adversário.
Tanto que, mesmo sem forçar, o Flamengo abriu o marcador aos 13 minutos. Luisinho foi lançado pelo setor direito, cruzou rasteiro e Souza, que vinha na corrida, bateu com força para vencer o goleiro Diogo Silva.
Sem ser incomodado pelo Mesquita, o Flamengo tocava a bola, esperando a hora certa de voltar a furar o bloqueio defensivo do time de Baixada Fluminense. Tanto que por pouco não ampliou aos 26, quando Diego Tardelli cruzou, Souza escorou de cabeça e Diogo Silva defendeu.
O ataque flamenguista, quando queria, penetrava com enorme facilidade na defesa do Mesquita. Isso pôde ser sentido aos 34 minutos, quando Juan tabelou com Ibson sem ser incomodado. Na entrada da área o lateral chutou sobre o gol. Três minutos depois, foi a vez de Diego Tardelli receber sem marcação e chutar para boa defesa do goleiro. O camisa 1 do Mesquita voltaria a salvar a sua equipe aos 42 minutos, num chute de Cristian de fora da área.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Mesquita assustou. Leandro Netto avançou pelo meio da defesa rival e chutou sobre o gol. Porém o Flamengo respondeu quatro minutos depois, com mais perigo ainda. Maxi foi ao fundo e cruzou, Souza chutou e a bola raspou a tarve esquerda.
Não demorou muito para o Flamengo ampliar aos dez minutos. Após lançamento para a área do Mesquita, a zaga parou pedindo impedimento. Juan pegou a sobra pela esquerda e cruzou, Vágner Eugênio tentou cortar e, de forma patética, cabeceou para o fundo do gol, marcando contra.
Depois disso, o Flamengo decidiu diminuir o ritmo e o Mesquita chegou a esboçar alguns ataques, como aos 20 minutos, quando Léo cruzou da direita e Leandro Netto, na pequena área, errou a conclusão.
Mesmo sem se esforçar o Flamengo criava oportunidades para ampliar. Aos 24 minutos, Ibson penetrou no meio da defesa e chutou, o goleiro deu rebote, mas Renato Auguston não aproveitou e chutou para fora.
Por muito pouco, Renato Augusto não fez um golaço aos 39 minutos. Com um único drible, ele tirou três adversários da jogada, mas adiantou demais a bola e permitiu a recuperação do goleiro. Depois disso os rubro-negros administraram a vantagem até o apito final do árbitro.
As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo. O Mesquita visita o Macaé, às 15 horas (de Brasília). Mais tarde, às 18h10, o Flamengo pega o Botafogo no Maracanã.