Ronaldo não estava em campo, mas Adriano sim. Foi do centroavante do Flamengo o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, neste domingo, no Maracanã. O resultado faz o clube carioca reagir no Campeonato Brasileiro e o paulista amargar a sua quinta partida seguida sem ganhar na competição.
Agora com 27 pontos ganhos, o Flamengo terá uma semana para se preparar para o seu compromisso seguinte. Enfrentará o Grêmio apenas no próximo domingo, no estádio Olímpico. Já o Corinthians, que permanece com 25, tentará subir na tabela de classificação contra o Atlético-MG no mesmo dia, no Pacaembu.
O jogo – Petkovic estava tão animado quanto os torcedores do Flamengo. Ovacionado pelo público quando subiu ao gramado do Maracanã, o veterano era a principal referência criativa da equipe comandada por Andrade. Ele e Emerson armaram as primeiras chances para Adriano tentar marcar.
Logo aos três minutos, o centroavante girou dentro da área do Corinthians e chutou cruzado. A bola passou próxima ao gol defendido por Felipe. O susto para a torcida visitante foi maior quando o goleiro se machucou e ficou caído no gramado. Petkovic aproveitou para trocar as chuteiras.
Com Felipe recuperado, o Corinthians passou a demonstrar maior organização dentro de campo. Mano Menezes escalou o seu time com quatro meio-campistas com características defensivas (Moradei, Jucilei, Edu e Elias) e dois atacantes. Faltava, no entanto, concluir com mais qualidade as escassas oportunidades de gol.
O Corinthians levava mais perigo através das cobranças de falta do zagueiro Chicão. O Flamengo, por sua vez, decidiu insistir nas conclusões de fora da área. Nenhum dos times acertou o alvo no primeiro tempo. "Estou errando muito. Isso não pode acontecer", lamentou Adriano no intervalo.
O atacante voltou a justificar a sua insatisfação no início do segundo tempo. Aos dois minutos, Willians fez boa chegada pela esquerda e cruzou. Livre na pequena área, Adriano chegou atrasado no lance e não conseguiu completar para o gol. Foi o suficiente para animar os rubro-negros no Maracanã.
Adriano não desperdiçou a chance seguinte que recebeu. A defesa do Corinthians parou para reclamar de impedimento do flamenguista aos 12 minutos, e ele não perdoou. Chutou forte para abrir o marcador. O técnico Mano Menezes, então, ficou desesperado com sua equipe à beira do gramado.
Andrade decidiu sacar Petkovic, já cansado. O sérvio saiu bastante aplaudido para a entrada de Zé Roberto. No Corinthians, duas mudanças: Marcelinho e Henrique substituíram Diogo e Dentinho. Não adiantou. Quem esteve perto do gol foi novamente Adriano, que parou em boa defesa de Felipe.
A última cartada de Mano Menezes foi Boquita no lugar de Moradei. O Flamengo trocou Everton por Fierro e começou a administrar o resultado positivo. À falta de criatividade, o Corinthians resolveu encurtar o caminho para o gol com finalizações de fora da área. Sem sucesso.