Ainda envolvido no "caso Bruno" que abalou todo o clube, o Flamengo conseguiu uma importante vitória no reinício do Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã, a equipe rubro-negra derrotou o Botafogo por 1 a 0 e manteve o tabu de dez anos sem perder do adversário na competição nacional.
Com o resultado, o rubro-negro da Gávea chegou aos 12 pontos ganhos e agora ocupa a sexta posição. Já o Botafogo, que completou sua quinta partida sem vitória, segue com nove pontos na 11ª colocação e sofreu sua primeira derrota para o Flamengo na atual temporada.
O resultado fez justiça à maior objetividade demonstrada pela equipe dirigida por Rogério Lourenço que, apesar dos desfalques, se comportou muito bem. O goleiro Marcelo Lomba, que é o novo titular da posição, fez defesas importantes e mostrou que se mantiver o nível pode fazer a torcida rubro-negra acreditar que ele pode substituir Bruno. Já o Botafogo que começou bem a partida, se perdeu completamente depois de sofrer o gol do Flamengo.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Atlético Goianiense no Serra Dourada, enquanto o Botafogo receberá o Guarani no Engenhão.
O jogo: A partida começou com o Flamengo mais agressivo, enquanto o Botafogo procurava se defender para sair no contra-ataque. O campo estava muito pesado por causa das chuvas que estão caindo sobre o Rio de Janeiro. Isso provocou muitos erros de passes. Só aos nove minutos é que a torcida teve seu primeiro momento de emoção, quando Herrera foi derrubado na entrada da área. Lúcio Flávio cobrou e obrigou o goleiro Marcelo Lomba a fazer uma grande defesa espalmando para escanteio. Na jogada seguinte, o substituto de Bruno mostrou segurança ao sair de soco para afastar o perigo da sua área.
Depois de levar dois sustos, o Flamengo adiantou seu meio campo para pressionar a defesa alvinegra. Aos 20 minutos, Vinicius Pacheco penetrou pela direita, tabelou com Diego Maurício e chutou para fora. Um minuto depois, Pacheco fez boa jogada e bateu de fora da área, mas Jéfferson se esticou para mandar a bola para escanteio.
Mais adaptados ao gramado molhado, os dois times passaram a jogar de forma mais solta e a criar oportunidades como aconteceu aos 27 minutos, quando Alessandro recebeu livre na área, hesitou antes de concluir e viu seu chute ser desviado por Juan. No Flamengo, o meia Kléberson começou a subir de produção encostando em Petkovic para armação das jogadas ofensivas. Aos 34 minutos, quase que o Flamengo abre o marcador em jogada que começou com Kléberson e foi concluida por Petkovic com grande perigo para o gol alvinegro.
No último lance do primeiro tempo, o Botafogo teve a melhor chance do jogo. Sandro Silva cobrou falta rapidamente e pegou a defesa do Flamengo adiantada. Marcelo Cordeiro arrancou em velocidade e rolou para Caio que entrava livre pela direita, O atacante que tinha tudo para marcar, chutou cruzado mas a bola saiu, para desespero da torcida botafoguense.
O Botafogo voltou com o meia Edno no lugar do volante Sandro Silva numa demonstração de que o técnico Joel Santana queria ver seu time atuar de forma mais agressiva, mas foi o Flamengo que quase marcou, aos seis minutos, em chute de Diego Maurício, que pegou uma sobra de bola dentro da área, e chutou forte para grande defesa de Jéfferson. Aos 10 minutos, foi a vez de Herera receber fora da área, iludir Welinton com um drible de corpo e bater de esquerda para boa defesa de Marcelo Lomba.
Aos 15 minutos o goleiro do Flamengo voltou a aparecer bem em cabeçada de Fahel. Na cobrança, Edno "furou" quando estava livre na pequena área. O Botafogo dava mais velocidade ao jogo enquanto o Flamengo baseava todo o seu esquema em Petkovic, já que Vinicius Pacheco e Kléberson sumiram de campo. Aos 20 minutos, Joel colocou Jobson no lugar de Caio.
Foi a primeira partida de Jobson depois de cumprir a punição por uso de cocaína. Aos 23 minutos, o Flamengo marcou o seu gol em grande jogada de Petkovic, que colocou a bola nas costas dos zagueiros para Vinicius Pacheco. O meia esperou a saída de Jéferson para tocar na pequena área onde Paulo Ségio, livre, só tocou para as redes.
Depois que estabeleceu a vantagem, o Flamengo passou a controlar as ações e ainda perdeu boas chances de ampliar o marcador com Vinicius Pacheco e Paulo Sérgio, enquanto o Botafogo se desestruturou dentro de campo e passou a cometer muitos erros de passes e apesar de pressionar, não conseguiu criar chances efetivas para empatar até o final da partida.