Mesmo não tendo grande atuação, o Flamengo venceu por 3 a 2 o Americano nesta quarta-feira, no Maracanã, em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Com gols de Adriano, de pênalti, e Fernando, ainda no primeiro tempo, e Vágner Love, na etapa final, o rubro-negro permanece com 100% de aproveitamento.
O resultado positivo fez o atual campeão nacional assumiu provisoriamente a liderança do Grupo A da Taça Guanabara, com 12 pontos. Já o time de Campos, que descontou com Diego, também de pênalti, e Itacaré, segue sem pontuar.
A única má notícia para a torcida do Flamengo ficou por conta da expulsão do lateral-direito Léo Moura, que ficará fora do clássico contra o Fluminense, no domingo.
O jogo – O Flamengo iniciou o jogo em cima do Americano, mas sem muita pressão. Somente nos toques de bola, o rubro-negro não chegava com perigo na área do time de Campos. A primeira boa chance aconteceu aos sete minutos, em um lance de bola parada. Petkovic cobrou escanteio e Adriano cabeceou, mas para fora.
Mesmo com o amplo domínio do jogo, o Flamengo não conseguia armar bons lances de perigo ao gol de Wender. Já o Americano mal conseguia ficar com a posse de bola e não incomodava o goleiro Bruno. Vendo a equipe atuando sem muita vontade, a torcida rubro-negra começou a reclamar.
No entanto, aos 16 minutos, o Flamengo teve boa chance, quando Léo Moura fez boa jogada e cruzou pela direita. O lateral Oliosa, do Americano, foi cortar a bola e quase colocou para dentro. O lance acordou o time de Campos, que chegou pela primeira vez aos 18 minutos. Edinho aproveitou falha da zaga rubro-negra e chutou, mas para fora, assustando Bruno.
Após a parada técnica, o Flamengo voltou melhor e quase abriu o placar aos 26 minutos quando Vágner Love cruzou e a bola sobrou para Petkovic, mas na hora de finalizar, o goleiro Wender saiu nos pés do meia.
O Flamengo seguia em cima do Americano e conseguiu abrir o placar aos 41 minutos. O lateral-direito Oliosa agarrou o atacante Adriano dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Adriano foi para a cobrança e bateu com categoria no canto de Wender, que foi para o lado oposto.
A resposta do Americano veio dois muntis depois. Após cruzamento na área, Bruno sai mal do gol e Elson cabeceia, mas para fora desperdiçando a melhor chance do time de Campos na etapa inicial. Como punição, o Flamengo conseguiu marcar o segundo aos 49 minutos. Petkovic cobrou escanteio na área, Álvaro desviou e Fernando colocou para a rede de Wender.
No segundo tempo, as duas equipes vieram com mais disposição e a partida reiniciou em alta velocidade. Logo aos três minutos, Petkovic faz ótima jogada individual e finaliza. No entanto, o zagueiro Élson conseguiu tirar a bola em cima da linha impedindo o terceiro gol rubro-negro.
Quando parecia que o Flamengo iria emplacar uma goleada, o lateral-direito Léo Moura acabou sendo expulso, aos 12 minutos, após reclamar de uma falta sofrida. O jogador não tinha cartão amarelo. Para repor a zaga, Andrade tirou o meia Petkovic para a entrada do chileno Fierro.
A partida ficou novamente em ritmo mais lento. O Flamengo, com um homem a menos, diminuiu o ritmo de ataque. Já o Americano mesmo buscando mais o gol, não conseguia levar perigo ao gol de Bruno. No entanto, aos 35 minutos, o time de Campos conseguiu diminuir. Fernando fez pênalti em Jader. Diego cobrou com categoria e dar chance para equipe buscar seu primeiro ponto no campeonato.
Só que logo na saída de bola, o Flamengo marcou o terceiro. Em uma ótima tabela com Adriano, Vágner Love recebeu na saída de Wender e colocou para a rede para fazer seu terceiro gol no campeonato e decretar a vitória rubro-negra.
Antes do final, o Americano ainda conseguiu descontar novamente aos 46 minutos. Patrick chutou cruzado, a bola passou por todo, mundo menos por Itacaré, que só colocou para a rede. No entanto, o time de Campos não teve tempo para conseguir buscar o empate. A equipe terá que buscar seu primeiro ponto na competição no sábado, contra o Volta Redonda, em casa.