Era para ser mais fácil, mas mesmo assim o Flamengo derrotou o lanterna e já rebaixado América-RN por 1 a 0, neste domingo, no estádio Machadão, em Natal, pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e continua vivo na luta por uma vaga na próxima edição da Libertadores da América. Com o gol do atacante Souza, aos 16 minutos do primeiro tempo, o time carioca venceu o rival portiguar e o forte calor que fez na capital do Rio Grande do Norte.
Agora com 52 pontos, o Flamengo segue na sexta posição, mas fica mais próximo do G-4 depois do empate do Cruzeiro no sábado. Na próxima rodada, na noite de quarta-feira, a equipe carioca terá pela frente, no Maracanã, o desesperado Corinthians, que luta para fugir do rebaixamento à Série B.
O América-RN, rebaixado à segunda divisão há três rodadas, segue com seus 16 pontos e poderá ser um coadjuvante de luxo na próxima rodada. O time do Rio Grande do Norte jogará justamente contra o líder São Paulo, no Morumbi, também na quarta, na partida que poderá garantir o penta para o clube paulista.
O jogo – Com o apoio da torcida, que mesmo com o time já rebaixado ocupou a metade da capacidade do Machadão, o América-RN começou a partida com mais disposição e, logo aos três minutos, mandou uma bola na trave esquerda de Bruno num chute forte de Wesley Brasília. Em seguida, o Flamengo respondeu com um bom chute de fora da área de Leonardo Moura por cima do gol.
Com o passar do tempo e com mais técnica que o adversário, o time carioca passou a dominar o meio-de-campo e criou boas chances de gol até os 15 minutos. Em uma delas, o zagueiro Fábio Luciano quase marcou de cabeça.
No minuto seguinte, o gol de Souza coroou a atitude ofensiva da equipe. O atacante argentino Maxi fez boa jogada pelo meio e lançou Leonardo Moura na direita. O lateral foi até o fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. A bola foi para o atacante, que dominou livre e chutou de bico para fazer 1 a 0.
Em desvantagem, a equipe potiguar resolveu ser mais ousada e conseguiu três oportunidades de gol num intervalo de apenas três minutos. Em todas elas, o goleiro do Flamengo estava presente e evitou o empate.
Na volta do intervalo, como era de se esperar, o América-RN foi toda para a frente em busca da igualdade no placar. Com duas substituições no meio-de-campo, o técnico Paulo Moroni deu mais liberdade para os alas Joellan e Berg e o resultado disso foi mais perigo para Bruno.
Logo aos dois minutos, o time do Rio Grande do Norte quase empatou numa jogada pela esquerda em que três jogadores do América-RN foram na mesma jogada. Wesley Brasília tocou na bola, que saiu raspando a trave direita do Flamengo.
Com mais tranqüilidade em campo, o clube carioca conseguiu conter o ímpeto do adversário e criou algumas chances em contra-ataques. O time da casa só incomodava em lances de bola parada, como numa falta cobrada pelo meia Souza em que Bruno espalma para fora.
A melhor chance da segunda etapa aconteceu aos 30 minutos, num contra-ataque do Flamengo. Leonardo Moura avançou pela direita e cruzou na segunda trave para Souza. Livre, o atacante cabeceou em cima de Sérvulo. A bola voltou para o flamenguista, que cabeceou novamente, desta vez para fora.