O sonho de voltar a conquistar a Libertadores acabou para o Flamengo. A equipe rubro-negra foi eliminada da competição ao ser derrotada pelo San Lorenzo, de virada, por 2 a 1, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Nueno Gasometro, em Buenos Aires.
O time carioca encerrou a fase de grupos na terceira posição com nove pontos ganhos, sendo superado pelo próprio San Lorenzo e pelo Atlético-PR, que ficaram com as duas vagas do Grupo 4. O Flamengo saiu na frente com Rodinei, mas a equipe do Papa Francisco virou o marcador com gols de Angeleri e Belluschi.
O resultado acabou fazendo justiça ao melhor desempenho do San Lorenzo, que partiu para buscar a vitória desde os primeiros minutos. O Flamengo conseguiu sair na frente, mas recuou para defender o resultado e acabou sofrendo grande pressão durante todo o segundo tempo. Os argentino não desistiram e acabaram sendo premiados pelo esforço.
O jogo – Os dois times começaram a partida com formações ofensivas. E, logo aos três minutos, o Flamengo levou o primeiro susto. Após cruzamento de Ortigoza, Márcio Araújo tentou desviar para escanteio e assustou o goleiro Alex Muralha, pois a bola passou perto da trave do goleiro da equipe carioca.
A resposta rubro-negra aconteceu aos seis minutos, quando Everton cruzou, Guerrero ajeitou de cabeça, mas ninguém chegou para concluir.
Aos dez minutos, em falta cobrada na entrada da área, Botta bateu e a bola passou bem perto da trave rubro-negra. O time argentino tentava empurrar o Flamengo para trás, mas o time carioca se defendia bem da pressão.
E o time brasileiro acabou marcando o primeiro gol, aos 14 minutos, com Rodinei. Após cobrança de escanteio, a zaga portenha rebateu mal e Rodinei bateu, de primeira, colocando a bola no canto direito de Navarro. Foi o terceiro gol seguido marcado pelo lateral direito.
Em desvantagem, o San Lorenzo partiu para o ataque, mas encontrava dificuldade para superar a marcação da equipe brasileira e acabava trocando passes sem objetividade.
Aos 28 minutos, o Flamengo chegou novamente. Rodinei cruzou para Guerrero, que dominou e chutou forte. O goleiro Navarro fez a defesa em dois tempos. A resposta argentina veio em lançamento longo para Ramiro, mas Muralha saiu bem e ficou com a bola, acabando com o perigo.
O Flamengo recuou demais e fazia muitas faltas, provocando seguidos cruzamentos na área defendida por Muralha, mas o time argentino não conseguia aproveitar as jogadas de bola parada. Aos 39 minutos, o arqueiro brasileiro saiu muito mal em cruzamento de Belluschi, mas nenhum atacante alcançou a bola e desperdiçou a chance.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, os argentinos pediram a marcação de pênalti, depois que Belluschi caiu na área após choque com Willian Arão, mas o árbitro nada marcou.
Aos cinco minutos, Berrio fez boa jogada pela direita, entrou na área e, quando o goleiro Navarro saiu do gol, tocou para o meio, mas Guerrero chegou atrasado. O San Lorenzo ficava muito tempo com a bola, mas abusava dos cruzamentos, que eram facilmente neutralizados pela zaga rubro-negra.
Para reforçar o sistema defensivo, Zé Ricardo trocou o atacante Berrio pelo volante Romulo. Aos 19 minutos, Márcio Araújo cometeu um erro grotesco e deixou a bola com Mussis, mas Rodinei conseguiu bloquear a conclusão do meia do San Lorenzo. O Flamengo pouco se arriscava no ataque, mas, aos 23 minutos, Everton tentou, de fora da área, e obrigou Navarro a uma defesa difícil.
Aos 29 minutos, o San Lorenzo empatou. Após cruzamento na área, Matheus Sávio afastou com defeito e Barrios tocou para o zagueiro Angeleri mandar para as redes, deixando tudo igual no placar.
O San Lorenzo partiu para buscar o segundo gol que lhe garantiria a classificação, enquanto o Flamengo recuou para segurar o empate. O time argentino marcando o segundo, o da classificação, aos 46 minutos, através de Belluschi, depois de confusão na área.