O Figueirense surpreendeu o Flamengo na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), venceu por 2 a 0, chegou aos 53 pontos e termina a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda sonhando com uma vaga na próxima Copa Libertadores. Marquinhos Paraná e Schwenck marcaram os gols do Figueira. Já o time carioca, que apenas cumpre tabela, permaneceu com 49 pontos.
Logo aos seis minutos de jogo o Figueirense abriu o placar. Marquinhos Paraná avançou pela esquerda, tabelou com Schwenck, invadiu a área e chutou para deslocar o goleiro Bruno. Depois disso o que se viu foi um verdadeiro domínio do Flamengo que, apesar de mandar em campo, não conseguiu empatar na primeira etapa por causa da falta de poder de conclusão de seu ataque. Exatamente essa falta de penetração do time carioca que fez que a primeira oportunidade dos anfitriões só saísse aos 18 minutos. Fellype Gabriel rolou para Renato Augusto, que se livrou de dois marcadores e chutou para boa defesa do goleiro Andrey. Cinco minutos depois foi a vez de Renato cobrar falta e Obina cabecear sobre o gol.
Sem conseguir furar o bloqueio da defesa adversária, o Flamengo abusava dos chutes de fora da área, como um de Renato, aos 27 minutos, que encontrou a segura defesa de Andrey. A melhor oportunidade dos cariocas aconteceu aos 32 minutos. Renato abriu jogo pela direita com Fellype Gabriel. Ele chutou cruzado e Obina chegou atrasado na conclusão, com o goleiro batido no lance.
Nos minutos finais quem pressionou foi o Figueirense, que quase ampliou aos 37, quando Cícero cobrou escanteio e Vinícius cabeceou para o goleiro Bruno defender. Já nos acréscimos, o camisa 1 rubro-negro ainda salvou seu time numa cobrança de falta de Cícero.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo voltou para a segunda etapa pressionando, mas dessa vez mostrando maior poder de fogo. Aos cinco minutos, Leonardo Moura cruzou, Obina cabeceou e acertou a trave. O Figueirense respondeu dois minutos depois, quando Soares foi lançado e chutou para fora, com perigo.
O Flamengo continuou ensaiando sua pressão. Aos 14, Leonardo Moura chutou travado para fora. Quatro minutos depois Obina acionou Vinícius Pacheco, que chutou para fora. No minuto seguinte o próprio Vinícius Pacheco voltou a chutar, dessa vez para a defesa de Andrey.
Porém, quando o Flamengo era melhor em campo o Figueirense ampliou, aos 22 minutos. Cícero cobrou falta da esquerda e Schwenck cabeceou no cantinho esquerdo de Bruno, que nada pôde fazer.
O lance desestabilizou o Flamengo, que quase sofreu o terceiro gol aos 29. Schwenck puxou contra-ataque, deu um lindo drible em Rodrigo Arroz e, na cara do goleiro, chutou para Bruno operar um verdadeiro milagre. O Flamengo ainda pressionou e teve algumas chances, como uma cobrança de falta de Renato, aos 36, que forçou boa defesa de Andrey. Mas depois disso o Figueirense conseguiu administrar o resultado até o fim.
Na próxima rodada, que será disputada toda no próximo domingo, às 16h(de Brasília), o Flamengo visita o Grêmio, no Olímpico, em Porto Alegre (RS). Também no Sul, só que em Curitiba (PR), o Figueirense medirá forças com o Atlético-PR.