O Flamengo assumiu a liderança isolada do grupo A do Campeonato Carioca ao golear o Duque de Caxias por 5 a 1 em partida disputada na noite deste domingo, no Maracanã, pela terceira rodada da competição.
O resultado deixou o time dirigido por Joel Santana com nove pontos, dois a mais do que o vice-líder Fluminense, enquanto a equipe da Baixada Fluminense permanece em quinto lugar da mesma chave, com apenas três pontos.
O jogo marcou o retorno do volante Jônatas ao Flamengo, depois de um periodo sem brilho no Espanyol de Barcelona. E o jogador teve uma boa atuação assim como todo o time rubro-negro que não encontrou adversário pela frente. A facilidade encontrada pelo time de Joel Santana foi tão grande que ao final da primeira etapa, o Flamengo já vencia por 4 a 0.
Já o time da Baixada Fluminense encontrou muitas dificuldades para conter o adversário, e reclamou muito da arbitragem de Wagner Magalhães, que deu oito cartões amarelos para a sua equipe. Na próxima rodada, o Flamengo vai enfrentar o Macaé, e o Duque de Caxias receberá o Cardoso de Morais na Baixada.
O Flamengo começou a partida disposto a não dar qualquer chances de o adversário se motivar dentro da partida. Com o apoio dos laterais, Leonardo Moura e Juan, o time de Joel Santana sufocava o adversário, que só conseguiu chegar na área adversária aos 12 minutos, quando Viola chutou para fora sem assustar o goleiro Bruno.
Mesmo pressionando de forma intensa, o Flamengo só conseguiu marcar seu primeiro gol aos 20 minutos em jogada de Marcinho, que ganhou do zagueiro após cruzamento de Toró e tocou para as redes. O domínio rubro-negro aumentou e, aos 29, foi a vez de o meia Ibson receber de Léo Moura e fuzilar de dentro da pequena área sem chances para o goleiro Fernando.
Sem forças para reagir, o Duque de Caxias quase não conseguia passar do meio-campo e Viola, isolado, pouco pegava na bola. Aos 35, saiu o terceiro gol. Jailton cobrou falta com violência de fora da área, o goleiro Fernando rebateu e Leonardo Moura completou com violência.
Aos 44 minutos, o árbitro marcou pênalti sobre Juan em lance muito contestado pelos jogadores do Duque de Caxias, o que acabou rendendo muitos cartões amarelos e um vermelho para Daniel. Só que o árbitro se confundiu, pediu desculpa a Daniel e aplicou apenas o amarelo. Souza cobrou alto no meio do gol e definiu o placar da primeira etapa em 4 a 0.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com a mesma disposição inicial e, logo aos quatro minutos, Íbson tabelou com Leonardo Moura para marcar o quinto gol, acabando com qualquer vontade de reação por parte do Duque de Caxias.
Mesmo assim, aos 12 minutos, o lateral Eduardo obrigou o goleiro Bruno a praticar a sua defesa mais difícil até aquele momento. O ritmo da partida caiu e o técnico Joel Santana decidiu fazer todas as substituições a que tinha direito para observar alguns jogadores.
No Duque de Caxias, Viola também saiu e abraçou Joel Santana antes de descer ao vestiário. Aos 34, o argentino Maxi fez ótima jogada pela esquerda, mas bateu fraco e permitiu a defesa de Fernando. Três minutos depois, o Duque de Caxias marcou seu gol em boa jogada de Eduardo, o melhor jogador da equipe.
A vantagem no marcador permitiu até que o goleiro Bruno arriscasse uma cobrança de falta na entrada da área do Duque de Caxias, mas o goleiro jogou a bola bem longe do gol de Fernando no último lance de perigo da partida.