PUBLICIDADE

Flamengo goleia e está na semifinal da Taça Guanabara

PUBLICIDADE

Líder isolado do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o América na tarde deste sábado de Carnaval, no Engenhão, e garantiu antecipadamente a classificação para as semifinais da competição. Depois de um primeiro tempo difícil, a equipe de Joel Santana desencantou no segundo e goleou por 4 a 0, com destaque para Obina, autor de três gols. Juan completou o placar.
Com 15 pontos em cinco jogos, o Flamengo continua com a melhor campanhaga no Campeonato e garante pelo menos a segunda colocação e a vaga nas semifinais da Taça Guanabara. O América, que estreou o técnico Gaúcho, o quarto na temporada, permanece na laterna do Grupo A sem marcar pontos ou gols.

Na quinta-feira, no Maracanã, o Flamengo encara o Volta Redonda pela sexta e penúltima rodada. Já o América joga um dia antes, no mesmo local, contra o Fluminense.

O primeiro tempo da partida foi disputado sob forte calor no subúrbio carioca, com o sol fazendo do Engenhão uma verdadeira sauna. Com isso, era visível o ritmo mais controlado, principalmente por parte do Flamengo.

Em crise e sem vencer nas quatro primeiras rodadas do Campeonato, o América foi a campo com a estratégia bem definida: jogar retrancado e não dar espaços para o Flamengo penetrar. E, após 45 minutos de ataque contra defesa, conseguiu levar o empate sem gols para o intervalo.

O Flamengo se poupou durante a primeira etapa e valorizou a posse de bola, irritando a torcida principalmente com a lentidão na saída de bola, o que permitia ao América se recompor na defesa. Os protestos da galera, entretanto, acabaram empurrando o time para frente no final da etapa, quando aconteceram as melhores oportunidades.

Aos 35 minutor, Marcinho consegue boa jogada dentro da área e rola para Souza, que domina, mas chuta em cima de Válber, em boa chance desperdiçada.

Aos 40, Juan cobrou falta pela meia-esquerda e levantou na área. Souza deviou de cabeça e a bola sobrou para Ronaldo Angelim, que chutou cruzado mas Fábio defendeu para escanteio. Na seqüência, em cruzamento de Jônatas pela direita, a bola passa por Souza e cai nos pés de Juan, que perde chance incrível mandando de primeira para fora, da marca do pênalti.

Aos 42, o Fla fez jogada em velocidade e Juan penetrou na área pela esquerda. O lateral levantou na medida para Souza, que cabeceou pra o fundo das redes. O bandeirinha assinalou erradamente um impedimento do atacante Rubro-negro, e o árbitro anulou o gol.

O segundo tempo foi pressão total do Flamengo, que voltou do intervalo com Obina no lugar de Marcinho. Desde o início da etapa final, o Rubro-negro foi para cima do América em busca do gol, mas ainda carecia de mais objetividade nas ações ofensivas.

As coisas ficaram um pouco mais fáceis para o Fla aos 16, quando o América teve Jefinho expulso. Três minutos depois, Jônatas acha Toró livre na direita da área, mas o atacante chutou forte em cima do goleiro.

Aos 22, Obina recebe lançamento pelo meio e chuta da entrada da área, mas a bola sai rente a trave. Um minuto depois, novamente Obina quase marca. O atacante girou o corpo na entrada da área e bateu cruzado para acertar a trave americana.

Aos 24 minutos, Fábio Luciano levou o segundo cartão amarelo ao parar com falta um contra-ataque americano. Mas a decepção Rubro-negra não durou muito. Aos trinta minutos, Leonardo Moura recebeu livre na direita da área e cruzou rasteiro. No segundo pau, Obina dominou e tocou para marcar seu primeiro gol na temporada 2008.

Se a situação já era ruim para o América, ficou pior aos 32 minutos com a expulsão de Elvis, que recebeu o segundo amarelo e deixou o Mecão com nove em campo.

Com a superioridade técnica e numérica no Engenhão, o Fla chegou ao segundo gol aos 37. Íbson tocou para Juan a entrada da área, que penetrou e chutou cruzado. A bola passou entre as pernas do zagueiro americano e foi morrer no canto esquerdo de Fábio.

Com dois a zero, o América jogou a toalha, e, em jogadas de velocidade, o Flamengo ampliou aos 43 e aos 44, com Obina. No terceiro gol, Maxi tocou para o atacante na entrada da área. Ele gira sem tocar na bola e acerta o ângulo de Fábio.

No minuto seguinte, Juan desce pela ponta esquerda e cruza. Obina se antecipa a zaga e toca para o fundo das redes para delírio da galera, e fecha o placar no Engenhão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE