Diante de mais de 82 mil torcedores, o Flamengo pode dar mais um passo rumo à classificação para a Copa Libertadores de 2008, neste domingo, quando recebe o Atlético-PR, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca é atualmente o terceiro colocado, com 58 pontos, e torce por tropeços de seus concorrentes Cruzeiro, Palmeiras e Santos. Já o Furacão, que sonha com uma vaga na Copa Sul-americana, soma 51 pontos.
Apesar do título já decidido a favor do São Paulo, a torcida do Flamengo vem dando provas de seu amor pelo clube. Durante a semana, os rubro-negros formaram longas filas e enfrentaram tumultos para esgotar os ingressos. O esforço promete ser recompensando pelos flamenguistas dentro de campo.
“Sabemos de todas as dificuldades que estes torcedores passaram e vamos dar tudo para conseguir um bom resultado e poder dedicar a esta torcida maravilhosa”, afirmou Ibson, revelado pelo próprio Flamengo.
Durante a semana, o time do Flamengo buscou refúgio em Teresópolis, na Granja Comary. O objetivo foi se afastar do clima de oba-oba que a torcida rubro-negra instalou na Gávea após os últimos bons resultados.
“Temos de ter cuidado porque a euforia é muito grande. A coisa não pode ultrapassar o que consideramos normal. Do outro lado estará uma grande equipe, com jogadores experientes e um treinador de muita qualidade. O Flamengo vai ter que jogar o seu melhor se quiser sair com a vitória”, disse Ibson.
Em relação ao time que derrotou o Santos na última rodada, o técnico Joel Santana fará apenas uma modificação. Sem poder contar com o meia Toró, suspenso com três cartões amarelos, o treinador optou pela entrada de Léo Medeiros, que venceu a concorrência com Roger, Maxi Biancucchi e Obina.
Pelo Furacão, o objetivo é estragar a festa da torcida flamenguista e de quebra carimbar a vaga para a Copa Sul-americana de 2008. O técnico Ney Franco, velho conhecido da torcida carioca, usará o conhecimento que tem do adversário para montar o time, mas garante não sentir nenhum sentimento especial por enfrentar o ex-clube.
“É uma partida como qualquer outra do Brasileiro”, garantiu o comandante atleticano, que vai para ao Rio pensando nos três pontos. “Nossa equipe está preparada para o jogo nos aspectos técnico, tático e também psicológico. Enfrentar o Flamengo sempre é muito difícil, mas vamos para realizar um bom jogo. Temos a expectativa de conseguir os três pontos”, afirmou.
A grande novidade deve ficar por conta do esquema tático. Com a volta de Ferreira, que estava servindo a seleção colombiana, e a recuperação total de Alex Mineiro. A tendência é o Furacão entrar em campo no 4-4-2, o que só será revelado antes do jogo. Para o atacante Marcelo Ramos, seria a formação ideal. “O Ferreira vive um grande momento e acredito que tem como jogarmos os três juntos. Seria muito bom voltar a jogar com o Alex”, analisou.
Na zaga, a expectativa é pelo retorno de Antônio Carlos, recuperado de lesão. O zagueiro também espera a definição do esquema tático, mas já tem a receita para superar os obstáculos no Maracanã. “A experiência que o nosso time tem não basta. Temos que ter é vontade. Sabemos que o Flamengo vai começar forte devido ao incentivo da torcida. E nós temos que tocar e segurar a bola. Se sairmos na frente no marcador fica mais fácil”, finalizou.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATLÉTICO-PR
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de novembro de 2007, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Emerson Augusto (SP)
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Jaílton, Cristian, Léo Medeiros e Ibson; Renato Augusto e Souza
Técnico: Joel Santana
ATLÉTICO-PR: Viáfara; Jancarlos, Danilo, Rhodolfo e Michel; Valencia, Claiton, Netinho e Ferreira; Alex Mineiro e Marcelo Ramos (Antônio Carlos)
Técnico: Ney Franco