O Flamengo acabou com a sequência negativa no Campeonato Brasileiro ao golear por 4 a 1 o Goiás, neste domingo, no Maracanã. A partida marcou o retorno de parte dos jogadores afastados após serem flagrados em uma festa. Um deles, Alan Patrick, foi o destaque da goleada com dois gols e uma assistência. Kayke também fez dois, enquanto Eric diminuiu para o Esmeraldino.
O resultado leva o Mengão aos 47 pontos, sem o aproximar de qualquer objetivo palpável, mas mantendo vivo o sonho de estar na próxima Copa Libertadores. No próximo dia 19, o Rubro-Negro visita o Santos pela 35ª rodada.
Já os goianos continuam com 34 pontos e perderam chance de sair da zona de rebaixamento. Com um ponto a menos que o 16º colocado Avaí, o Esmeraldino volta a campo no dia 18, enfrentando o Coritiba em duelo de desesperados no Serra Dourada.
O jogo – O Flamengo começou a partida tendo o controle da posse de bola. Os rubro-negros chutaram pela primeira vez ao gol aos três minutos. Emerson arriscou de fora da área e mandou por cima do travessão de Paulo Henrique. O Goiás buscava os avanços nos contra-ataques, mas sem qualquer sucesso.
A torcida mostrou que não perdoou a festa organizada por alguns jogadores e vaiava os que estavam em campo. Pará e Alan Patrick eram perseguidos toda vez que tocavam na bola. O lateral direito era o principal alvo.
Mesmo assim, o Flamengo seguiu melhor em campo e abriu o placar aos 18 minutos. Alan Patrick recebeu passe na entrada da área, passou por um marcador e chutou a direita de Paulo Henrique. O jogador não comemorou o gol, mas se emocionou e chegou a chorar ao lado dos companheiros.
Os rubro-negros permaneceram com o domínio da partida e quase ampliaram aos 25 minutos. Emerson foi lançado e finalizou na saída do goleiro. No entanto, Paulo Henrique conseguiu tocar na bola. Antes dela ir pela linha de fundo, Gabriel tentou o chute, mas foi travado por Felipe Macedo, que salvou o Goiás.
Aos poucos, os visitantes conseguiram equilibrar as ações e criou sua primeira boa chance aos 33 minutos. Fred cobrou falta e quase acertou o ângulo de Paulo Victor. A bola passou muito perto da trave. O zagueiro assustou novamente aos 41 minutos, em outra cobrança de falta.
Nos minutos finais, o Goiás conseguiu o empate. Aos 46 minutos, Felipe Menezes cobrou falta com rapidez. Erik foi lançado na área e tocou na saída de Paulo Victor para decretar a igualdade no intervalo.
No segundo tempo, o Flamengo voltou com mais vontade e ficou a frente no placar logo aos dois minutos. Pará foi lançado pela direita e cruzou para Emerson. O goleiro Paulo Henrique se antecipou e espalmou, mas a bola caiu no pé de Alan Patrick que só teve o trabalho de chutar para a rede. Assim como no primeiro tempo, o meia não comemorou o gol com torcida, apenas com seus companheiros.
O Goiás mal teve tempo de assimilar o revés e viu o Flamengo chegar ao terceiro gol aos cinco minutos. Kayke foi lançado, entrou na área e tocou na saída de Paulo Henrique para deixar os rubro-negros com boa vantagem na partida.
Depois disso, os donos da casa diminuíram o ritmo e viram o Goiás tentar equilibrar as ações. No entanto, os rubro-negros permaneciam melhores em campo. Tanto que, aos 11 minutos, Gabriel finalizou colocado e quase acertou o ângulo de Paulo Henrique. Os cariocas chegaram ao quarto gol aos 18 minutos. Após cobrança de falta, Kayke subiu sozinho para cabecear para a rede.
O Goiás sentiu o golpe e passou a observar apenas os rubro-negros. O Flamengo teve a chance de fazer o quinto aos 20 minutos. Após cruzamento rasteiro na área, Everton apareceu na segunda trave e chutou para grande defesa de Paulo Henrique.
Com o passar do tempo, o confronto caiu de qualidade. O Flamengo recuou e esperava o Goiás para avançar nos contra-ataques. O Goiás não se empenhava e seguia longe do gol de Paulo Victor. O panorama do jogo permaneceu até nos minutos finais, até o apito do árbitro.