Após sair do primeiro tempo perdendo por 2 a 0, o Flamengo foi buscar o empate contra o Real Potosí na estréia da equipe na Copa Libertadores. Mesmo precisando de muito oxigênio, o time conseguiu resistir aos 3.850 metros de altitude da cidade boliviana de Potosí, graças a gols dos atacantes Roni e Obina.
Com o resultado, as duas equipes lideram o Grupo 5 da competição, com apenas um ponto. Os dois times podem ser ultrapassados por Unión Maracaibo ou Paraná Clube, que se enfrentam nesta quinta-feira.
A equipe do Real Potosí começou melhor. Logo aos 3min, o time da casa pressionou, cruzou três bolas em seqüência até que Thiago cortou usando a cabeça.
O Flamengo respondeu aos 8min. Leonardo Moura tocou para Renato Augusto, que dominou na entrada da área e chutou para boa defesa de Burtovoy.
O time boliviano seguia melhor e abriu o placar aos 12min. O brasileiro Monteiro fez grande jogada pelo meio, driblou Thiago, invadiu a área e chutou na saída de Bruno para colocar a equipe da casa em vantagem.
O time rubro-negro não se abateu com o gol tomado e quase empatou no minuto seguinte. Juan desperdiçou a chance ao bater por cima pelo lado esquerdo da área.
A equipe do Potosí se aproveitava das dificuldades que o Flamengo passava com a altitude e quase ampliou aos 32min. Ribeiro arrancou muito bem pela direita, invadiu a área, fez a finta, chutou forte, mas por cima. Aos 35min, Ribeiro cruzou pela direita, a bola bateu em Thiago e quase entrou no gol flamenguista.
O time rubro-negro chegou a comemorar gol aos 40min, mas o tento não foi validado. Da entrada da área, Renato Augusto chutou forte e comemorou o gol. O árbitro peruano invalidou a jogada, pois a bola havia entrado por fora da trave.
O time boliviano seguia pressionando. Aos 41min, Aguilera chutou bem, com força e Bruno fez grande defesa para salvar o Flamengo. No minuto seguinte, a equipe rubro-negra não conseguiu resistir. Em bola levantada pela direita, a defesa flameguista falhou e Aguilera tocou para as redes.
Na segunda etapa, a equipe flamenguista voltou melhor e diminuiu a vantagem aos 4min. Renato Augusto cruzou em cobrança de falta pela esquerda e Roni marcou de cabeça.
O gol animou o técnico Ney Franco, que pôs a equipe para o ataque, colocando o meia Juninho Paulista no lugar do zagueiro Thiago e abandonando o esquema 3-5-2.
O time rubro-negro se tornou mais incisivo e quase fez o segundo aos 16min. Roni foi acionado pela direita, avançou com velocidade, mas bateu nas mãos do goleiro adversário.
O gol de empate não demorou para sair. Aos 21min, Juninho Paulista cruzou em cobrança de falta e o atacante Obina, em posição duvidosa, desviou para o fundo das redes.
Precisando do resultado, o time do Real Potosí quase ficou na frente do placar novamente no minuto seguinte. Após bola cruzada pela direita, Monteiro, livre dentro da pequena área, perdeu chance incrível ao cabecear para fora.
O time rubro-negro começou a sentir o cansaço provocado pela altitude e vários jogadores tiveram que inalar oxigênio no banco de reservas para prosseguir na partida. Mesmo assim, o time boliviano não conseguiu buscar a vitória em casa.
Na próxima rodada, o Real Potosí encara a equipe do Paraná Clube, em Curitiba. Já o Flamengo tem pela frente o Unión Maracaibo, no Rio de Janeiro.