Já os visitantes, que despacharam o Paraná Clube, estão embalados também pela vitória por 2 a 1 sobre o Ceará no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense. O confronto não será no Maracanã porque o Rubro-Negro carioca cumpre punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Cuca, técnico do Flamengo, reconheceu que é complicado entrar em campo no meio de semana sabendo que no domingo o time pode conquistar o tricampeonato estadual. Apesar disso, o treinador está exigindo o máximo de concentração de seus jogadores, por entender que um resultado desastroso poderia interferir na final com o Botafogo.
“Sabemos que existe uma grande ansiedade pela decisão do Campeonato Carioca e, no Rio de Janeiro, só se fala nisso. Mas temos que focar apenas na partida contra o Fortaleza, pois a Copa do Brasil é muito importante para nós nesta temporada. Vamos dar um passo de cada vez. Quem jogar só vai pensar no Botafogo a partir de quinta-feira”, disse Cuca.
O treinador elogiou muito o Fortaleza, que acompanhou por intermédio de fitas. A comissão técnica do Flamengo enviou um observador para acompanhar o primeiro jogo da decisão do Campeonato Cearense.
“Vamos enfrentar um time muito forte, um dos melhores do Nordeste neste momento e que está muito perto de conquistar o título cearense. O time deles vai querer jogar no nosso erro para poder decidir com calma na partida de volta. Por isso vamos precisar valorizar a posse de bola e ter paciência para furar a defesa rival”, continuou Cuca.
O treinador faz mistério em relação à formação que vai a campo, mas poderá poupar alguns titulares. Serão preservados com toda a certeza os zagueiros Ronaldo Angelim e Fábio Luciano, desgastados fisicamente, além do volante Aírton, que se recupera de de lesão no tornozelo direito. Com isso o setor defensivo será composto por Everton Silva, Welinton, Thiago Sales e Juan, com Leonardo Moura atuando mais adiantado.
Pelo lado do Fortaleza, o técnico Mirandinha reconhece que a conquista de um empate em território fluminense pode ser considerado um grande resultado. “Vamos fazer esse primeiro jogo fora de casa e prensado entre as duas partidas da decisão do Estadual. Não dá para não considerar o empate bom, mas acredito que podemos surpreender”, disse Mirandinha.
Para esta partida, o Fortaleza também poupará jogadores. O volante Álvaro, que sofreu um trauma direto no olho esquerdo, e o atacante Marcelo Nicácio, com dores na coxa direita, serão preservados. Além deles o zagueiro Gilmack, suspenso, e o meia Cleisson, que não está inscrito na competição, ficam de fora. Com isso, Danilo jogará na zaga, Júlio entra no meio-de-campo, assim como Eusébio atuará na lateral, enquanto Bambam e Luiz Carlos disputam vaga no ataque.