A torcida do Flamengo pediu logo após o empate com o Barueri, a diretoria do clube atendeu na tarde desta quinta-feira e anunciou a demissão do técnico Cuca. O treinador não resistiu à série de maus resultados do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro e viu chegar ao fim sua segunda passagem pelo time da Gávea.
A decisão sobre a saída de Cuca foi tomada após uma reunião entre o treinador e a diretoria do clube. Sem vencer desde 4 de julho, quando bateu o Vitória por 2 a 1, o Flamengo aparece na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro com 17 pontos.
O estopim para a queda de Cuca ocorreu após o empate do Flamengo com o Barueri por 1 a 1 na última quarta-feira em pleno Maracanã. Ao final da partida, a torcida rubro-negra entoou o canto de "Adeus, Cuca". A diretoria do clube chegou a garantir a permanência do treinador no comando da equipe, mas mudou de ideia nesta tarde.
Assim, Cuca encerra sua segunda passagem pelo Flamengo – a primeira foi em 2005 – com 39 jogos, 19 vitória, 13 empates e sete derrotas. Além disso, o treinador conquistou o primeiro título de sua carreira: o Campeonato Carioca de 2009, quando, depois de muito agradecer a Deus, disse ter tirado um caminhão do tipo betoneira das costas.
"O Flamengo sempre vem em primeiro lugar. Decidimos conjuntamente o que era melhor para o Flamengo e para o Cuca e decidimos interromper este trabalho. Faço este anúncio com o coração partido, porque o Cuca é uma das melhores pessoas com quem já trabalhei no Flamengo", apontou o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, que teve sua argumentação sustentada pelo treinador.
"Também achei que (deixar o Flamengo) era a melhor atitude a ser tomada. Eu dou um "até breve" para todos e tenho certeza que o Flamengo irá reagir, pois tem um grupo maravilhoso e um time muito bom", afirmou Cuca.
Caso não acerte a contratação de nenhum treinador até domingo, o Flamengo será comandando pelo auxiliar-técnico Andrade na partida contra o Santos. Vágner Mancini está cotado para assumir o Rubro-Negro.