Na noite desta quarta-feira, Jonas sofreu contusão grave aos 32 minutos, e Cristóvão Borges teve a felicidade, ou enfim o discernimento, de lançar Marcelo Cirino, tornando o Flamengo mais ofensivo, o suficiente para derrotar o Náutico por 2 a 0 em Pernambuco, para seguir brigando pelo tetra da Copa do Brasil. Após a partida, ficaram novamente no ar as perguntas que insistem em não calar. Porque o time joga só joga bem fora de casa? Qual é afinal o verdadeiro Flamengo?
Pois é. O Rubro-Negro começou excessivamente devagar para um time que precisava de pelo menos um gol. Prendia muito a bola, sem ter exatamente a noção de como levá-la à área contrária, e o adversário, estrategicamente recuado, jogando com o regulamento sob o braço, apostava nos contra-ataques, que terminavam em passes errados, ou nas chamadas faltas táticas cometidas pela zaga, tanto que Caceres, Jorge e Éverton receberam cartões amarelos. Pouco depois da meia hora, Jonas deixou o campo de maca, Marcelo Cirino entrou, e o Flamengo, como dito, passou a criar chances, a melhor aos 39, quando Flávio evitou o gol, travando a conclusão de Emerson.
Não houve mudança para a etapa final. Assim, logo aos cinco minutos, numa bela trama, Emerson lançou curto para Everton, que foi atrás e rolou para Jorge bater de primeira: 1 a 0. O Náutico promoveu substituições, visando é claro o empate, mas o time carioca continuou mandando no jogo, sem aproveitar, no entanto, a instabilidade do adversário, para fechar a conta.
Cáceres, mancando, cedeu a vaga para Márcio Araújo. E Artur Maia entrou no lugar de Éverton. Daí em diante, o Flamengo diminuiu o ritmo, e o Timbu desperdiçou várias oportunidades, em sequência. Numa delas, aos 28, Douglas, livre na área, chutou por cima. O gol parecia próximo. Mas quem marcou foi o Flamengo, numa saída em alta velocidade, Marcelo Cirino driblou Felipe Souto e cruzou rasteiro para Guerrero completar: 2 a 0. Daí em diante, além da chance perdida por Guerrero, aos 44, restou comemorar a vaga.
Náutico e Flamengo voltam a campo no fim de semana, só que pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Náutico, pela Série B, visita o Botafogo no sábado, às 16h30, no Nilton Santos, o Flamengo, pela Série A, recebe também no sábado o Grêmio, às 18h30, no Maracanã.