Trezentos e vinte equipes disputaram a final do 4º Campeonato Estadual de Pesca (CEP), paralelo ao 28º Festival Internacional de Pesca Esportiva, considerado o maior evento de pesca esportiva em água doce, ontem, em Cáceres. A “Princesinha do Paraguai”, como é conhecida a cidade, atraiu os amantes da pesca esportiva que tiveram muito trabalho para conseguir fisgar uma boa pescaria, pois a água ‘não estava mesmo para peixe’.
Nem mesmo o sol escaldante desanimou as equipes, que vieram de vários Estados – São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, e até do exterior.
Na avaliação do secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, os eventos são fomentadores da economia mato-grossense. “Além de atrair centenas de amantes da pesca esportiva, eventos como esse aquecem economia local e são instrumentos de divulgação do potencial turístico do Estado”, comentou Nadaf.
Na pesca embarcada feminina do FIP, saiu vencedora a equipe Regina Presentes, de Cáceres, com mais de 30 mil pontos. A premiação foi um barco com carreta, além de um motor de 15 HP. Na masculina, o primeiro lugar ficou com a equipe Grupo Soteco 2, também de Cáceres, que levou um motor de 25 HP, o barco e uma carreta. A equipe Pantaneira foi premiada pelo maior peixe pescado, da espécie Jaú, medindo 1,25 metro.
O representante do Ministério do Turismo, Dorvalino Alvarez, destacou os eventos como uma das oportunidades que Mato Grosso tem para fortalecer as políticas públicas de turismo. “Mato Grosso tem um fantástico potencial e a pesca é um dos pontos fortes no fomento a esse trabalho que o Governo do Estado tem desenvolvido”, disse.
A pesca de canoa e a infantil, que há 28 anos reúne milhares de pessoas às margens do Rio Paraguai, movimentou o primeiro dia do FIP.