Após liberar Argel Fucks para assumir o comando do Internacional, na última quinta-feira, o Figueirense já anunciou seu substituto. O novo treinador alvinegro é René Simões, que fazia boa campanha com o Botafogo na Série B, mas foi demitido no dia 15 de julho e ficou pouco mais de um mês sem clube até acertar seu retorno à elite do futebol brasileiro.
Coincidentemente, René caiu na equipe carioca após a eliminação diante do Furacão na terceira fase da Copa do Brasil, com empate por 2 a 2 no Orlando Scarpelli e derrota por 1 a 0 no Engenhão.
O técnico de 62 anos, entretanto, ainda não deve estar no banco de reservas nesta quarta-feira, quando o Figueirense enfrenta o Atlético-MG no Independência pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Liberado para resolver pendências pessoais, ele deve ser apresentado em sua nova casa na quinta-feira. Para o duelo em Belo Horizonte, assim, Hudson Coutinho deve ficar à beira do gramado novamente.
Ao assumir o comando do Figueira, René retornará à Série A do Campeonato Brasileiro após cinco anos. Em 2010, na última vez em que ele dirigiu uma equipe da elite nacional, o experiente treinador conseguiu livrar o Atlético-GO do rebaixamento, justamente sua principal missão neste segundo turno à frente do time alvinegro, que ocupa atualmente a 15ª colocação, um ponto acima da zona da degola.
Para desenvolver um bom trabalho à frente da equipe catarinense, Simões conta inclusive com o apoio de seu antecessor, Argel Fucks.
“Foi uma boa escolha. É um cara altamente competente, profissional. Sou suspeito para falar do René, tenho um respeito muito grande por ele, temos uma amizade também. E ele conhece a equipe do Figueirense, uma vez que nos enfrentamos duas vezes pela Copa do Brasil. Acho que o Figueira contratou um cara com experiência de Série A e muita competência, que sem dúvida fará um grande trabalho”, avaliou o comandante colorado, em entrevista à ESPN Brasil.