Um reforço na segurança garantiu tranquilidade no 34º Festival Internacional de Pesca Esportiva (Fipe), em Cáceres, que terminou ontem. Nos quatro dias do evento foram registradas 121 ocorrências, sendo a maioria de perda ou extravio de documentos e outras relacionadas ao trânsito, violência doméstica, roubos e furtos.
A delegada regional de Tangará da Serra, Alessandrah Marquez Alecrim, destacou que a paz registrada é fruto da operação montada pelas Polícias Civil e Militar do município. “Essas ocorrências são normais da cidade e não registramos nenhum homicídio”.
Os pescadores, turistas e os visitantes que estiveram na cidade encontraram grande esquema de segurança preventiva e de fiscalização, feita por cerca de 55 policiais civis e 150 policiais militares atuando diariamente nos dias do festival, além do reforço deslocado da capital.
Os policiais civis (delegados, investigadores e escrivães) e os militares tiveram como base de apoio uma delegacia móvel da Polícia Civil e da base móvel da Polícia Militar, instaladas na praça de eventos, embarcação para patrulhamento fluvial e a Plataforma Observação Elevada (POE), encaminhada de Cuiabá pela Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), para reforçar o trabalho repressivo e investigativo.
A ação foi coordenada pelo Centro de Comando e Controle do Interior. As imagens capturadas pelo caminhão com tecnologia embarcada auxiliaram nos servidos de segurança do evento e possibilitou maior fiscalização do local.
A Polícia Civil reforçou também o plantão da 1ª Delegacia de Polícia, para recebimento de ocorrências. Já a fiscalização fluvial ambiental foi fortalecida por uma equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) de Cuiabá, e a segurança no maior ponto de concentração de pessoas contou com emprego de policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE) e da Cavalaria da Polícia Militar.
Conforme a delegada Alessandrah Marquez Alecrim foram adotadas estratégicas para garantir a segurança do evento, priorizando o efetivo para atender bem à população e os visitantes durante o festival. “Colocamos a Delegacia Móvel juntamente com o GOE na praça central, onde o festival estava ocorrendo no período noturno, até às 3 da madrugada, e reforçamos o plantão da 1ª Delegacia de Polícia, tudo para atender bem a população e garantir eficiência no trabalho policial”.
De acordo com o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar de Cáceres, coronel Alessandro Ferreira da Silva, um público estimado de 20 a 30 mil pessoas, por dia, prestigiaram o evento e apenas ocorrências típicas de aglomerações foram registradas, graças ao planejamento de segurança empregado no evento.
“Mantivemos o policiamento normal da cidade e incrementamos com o efetivo vindo de Cuiabá, o que proporcionou essa quantidade de militares para o policiamento na arena e em toda a cidade. Trabalhamos todos esses dias com o efetivo cheio”.