O "mistão" do São Paulo fez a lição de casa na tarde deste domingo. Atuando na Arena Barueri, a equipe dirigida pelo auxiliar-técnico Milton Cruz não encontrou dificuldades para bater o Monte Azul pelo placar de 5 a 1, resultado que deixa a equipe do Morumbi no G-4 do Campeonato Paulista. Destaque para o atacante Fernandinho, que estreou com a camisa vermelha, preta e branca da melhor forma possível. Contratado nesta temporada, a revelação do Campeonato Brasileiro de 2009 assinalou quatro gols.
A vitória deste final de semana levou o São Paulo a 19 pontos na tabela de classificação. A equipe de Ricardo Gomes, ausente da partida deste domingo por ainda estar em recuperação médica, consequência de um leve AVC ocorrido no último domingo, permanecerá na quarta colocação se confirmada a derrota do Corinthians no clássico perante o Santos. Em contrapartida, o Monte Azul segue estacionado com apenas oito tentos, dentro da zona de rebaixamento.
Embalado pela excelente vitória, o São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira. Para manter o bom ritmo apresentado, o Tricolor enfrenta, a partir das 21h50 (de Brasília), o Oeste, fora de casa, em partida que poderá marcar o retorno de Ricardo Gomes ao banco de reservas da equipe. Por sua vez, o Monte Azul recebe o Mirassol, às 15 horas.
O jogo – Com um time completamente modificado dentro de campo, o São Paulo pecou pelo desentrosamento nos primeiros minutos. No entanto, a maior qualidade técnica do tricolor prevaleceu e, logo aos quatro, a equipe de Milton Cruz inaugurou o marcador. O meio-campista Léo Lima recebeu na intermediária e, com muita liberdade, arriscou de longe. O efeito adquirido pela bola enganou o goleiro Luiz Carlos, que aceitou o arremate.
Soberano dentro de campo, o São Paulo não refletia sua superioridade técnica em oportunidades criadas. As chances oriundas dos pés tricolores ocorriam apenas em bolas paradas. Dessa forma, Henrique quase ampliou aos 17 minutos, após cobrança de falta para área que o atacante conseguiu desviar para boa defesa de Luiz Carlos.
Tranquilo no gramado, o São Paulo cedeu espaços para o Monte Azul, que cresceu na partida e causou perigos ao time do Morumbi. Com 19 minutos, Rogério Ceni precisou trabalhar de forma incisiva ao defender chute à queima roupa do ala esquerdo Jeff Silva. No rebote, o camisa número 1 viu Júnior César evitar o tento de empate depois de toque de Marcelinho, ex-Corinthians.
A chance de gol acordou a equipe de Milton Cruz. Logo em seguida, Dagoberto chegou à frente de Luiz Carlos e, ao invés de tentar o chute, passou para Henrique. Na dividida, a zaga do Monte Azul conseguiu afastar o perigo de levar o segundo gol. Assim, a primeira etapa terminou com uma vitória mínima do "mistão" são-paulino.
No retorno dos vestiários, o Tricolor cobrou-se um melhor desempenho e respondeu com um belo futebol. Logo aos cinco minutos, Fernandinho, que entrou no intervalo na vaga de Henrique, balançou as redes pela primeira vez, em plena estreia com a camisa branca, preta e vermelha. Após receber bom lançamento, o atacante chutou, praticamente sem ângulo, e contou com a colaboração do goleiro Luiz Carlos para comemorar seu primeiro tento.
Motivado por balançar as redes, a revelação do Campeonato Brasileiro de 2009 tornou-se a melhor arma são-paulina diante de um enfraquecido e cansado Monte Azul. Apostando na velocidade do atacante, o Tricolor do Morumbi aumentou sua diferença no placar aos 17 minutos. Depois de receber um belíssimo lançamento, Fernandinho teve o trabalho de apenas driblar o goleiro e tocar para as redes.
Sacramentada a vitória, o São Paulo deu espaços para o Monte Azul dificultar o jogo. E, depois de uma falha defensiva, o Pequeno Notável diminuiu o placar. Aos 23 minutos, a zaga mandante deixou Ferrari completamente livre dentro da área. O ala esquerdo apenas rolou para o experiente meia Lopes, ex- Palmeiras, tocar no canto esquerdo de Rogério Ceni.
O tento assinalado pelo Monte Azul acordou o São Paulo dentro de campo e a resposta do hexacampeão nacional veio logo em seguida. Após cruzamento para o lado esquerdo, Fernandinho dominou e bateu com categoria no ângulo direito de Luiz Carlos. Mas, a festa não estava completa. Aos 41, o camisa 12 recebeu à frente do camisa 1 rival, passou novamente por ele e assinalou seu quarto tento, concretizando uma estreia perfeita.