O técnico Luiz Felipe Scolari não confirmou a escalação da Seleção Brasileira para a partida contra a Itália, neste sábado, na Arena Fonte Nova – ao contrário do que havia feito nas duas primeiras rodadas da Copa das Confederações. Felipão cogita poupar dois jogadores do confronto que vale a liderança do grupo A.
Nesta sexta-feira, o treinador admitiu que pode substituir o lateral direito Daniel Alves e o zagueiro Thiago Silva por Jean e Dante contra os italianos, já que os titulares receberam cartões amarelos nas rodadas anteriores e correm o risco de ter de cumprir suspensão automática na semifinal. "Ainda não sei qual será o time. Vou estudar", desconversou.
A hipótese de preservar Daniel Alves e Thiago Silva, no entanto, soa improvável. Ambos foram utilizados no início do primeiro e único treinamento que a Seleção Brasileira realizou em Salvador, no estádio de Pituaçu, nesta tarde. Depois, Felipão fez uma série de testes em sua equipe titular.
Caso Daniel Alves fique fora do jogo deste fim de semana, a torcida baiana (que já se revoltou por não ter acesso ao treinamento em Pituaçu) certamente ficará frustrada. Muitos fãs estão eufóricos atrás do conterrâneo nas ruas de Salvador.
Por enquanto, a única mudança confirmada na formação do Brasil para o jogo com a Itália é a entrada do volante Hernanes no lugar de Paulinho, que lesionou o tornozelo esquerdo. "É uma alteração normal. O Hernanes tem características um pouco diferentes. Não entra tanto na área, mas vira mais o jogo, é brigão e se esforça muito. Não tenho dúvida alguma que ele manterá a mesma qualidade. Temos um grupo sem titulares absolutos", discursou Felipão.
Era especulado que o técnico preservasse alguns titulares também por questões físicas. Ele descartou a possibilidade. "Quem mais está desgastado é o Oscar, por ter feito uma série de 70 e poucos jogos na temporada. Mas ele vem se comportando bem. Os jogadores cresceram de produção porque estão há 15 dias trabalhando com a gente, comendo bem, recuperando-se. Já não tenho a preocupação de preservar A, B ou C", garantiu.
A escalação de Felipão para o último jogo da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa das Confederações, portanto, é a seguinte: Júlio César; Daniel Alves (Jean), Thiago Silva (Dante), David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.