A Kanxa não será mais a fornecedora de bolas para a disputa do Campeonato Mato-grossense deste ano. Após matéria publicada, na qual mostrava a péssima qualidade da redondinha, o presidente em exercício da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Helmute Lawisch, afirmou que trocará de fornecedora.
A decisão foi tomada no fim de semana. A reclamação da qualidade da bola é unânime entre os presidentes dos dez clubes, treinadores, jogadores e preparados de goleiros. Em pouco mais de 15 dias de pré-temporada, os times, cada um com direito a 20 dias para treinamentos e três por partida, tiveram bolas estouradas. No Cuiabá Esporte Clube, atual campeão estadual, das 20, seis delas estouraram com a sequência de chutes a gol. A decepção com o material é grande pelo fato que a maioria dos clubes ainda não iniciou os treinos técnico e tático, trabalho voltado só com bolas. No momento, os times estão dando prioridade a parte físicas dos respectivos elencos.
No treino da última sexta-feira no ‘Dourado’, vários jogadores reclamaram da bola. A queixa é quanto ao tamanho considerado grande pelos dias atuais. Além da calibragem, apontada como péssima, já que na hora do chute parece que está murcha. Sem citar a fragilidade do couro, que se solta com a maior facilidade. Diante do atual quadro, os jogadores condenam a utilização da bola para os jogos oficiais do Campeonato Mato-grossense, marcado para iniciar no próximo dia 1 de fevereiro.
Na tarde de ontem, Helmute Lawisch adiantou que irá romper com a empresa diante do péssimo resultado. De acordo com o dirigente, hoje haverá uma reunião com os presidentes do clubes para definir uma nova empresa fornecedora de bolas. Lawisch lamentou tomar essa atitude.
“Infelizmente, a empresa não é mais a fornecedora de bolas do nosso Mato-grossense. Além da queixa dos clubes, realmente a bola não tem a mínima chance de ser utilizada no Estadual. Precisamos da maior qualidade para termos um campeonato de alto nível. Por enquanto não tenho em mente quem poderá nos fornecer o material. Iremos decidir isso amanhã (hoje)”, afirmou o presidente.
Reconduzido ao cargo de presidente interino, Helmute Lawisch vive a expectativa de ter um Estadual do bom nível técnico. “Estamos trabalhando para ter um ótimo campeonato. Vejo os clubes se reforçando no intuito de brigar pelo título de campeão. Isso é sinal de que todos querem fazer um Mato-grossense de bom nível técnico”, assinalou o dirigente.