sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Federação Mato-grossense de Judô doa quimonos a crianças em Cuiabá

PUBLICIDADE

As crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas do projeto Rede Cidadã contam agora com mais 26 quimonos. Parte do material, doado pela Confederação Brasileira de Judô por meio da Federação Mato-grossense foi entregue, hoje, na sede do programa. Ao todo, 1,2 mil estudantes de Cuiabá e Várzea Grande são beneficiados com o projeto, que é ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Representando o governador Pedro Taques, o secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira Silva, destacou o engajamento da equipe e os benefícios do projeto para os jovens. “O que encontrei aqui foi mais que uma estrutura estatal. Vi aqui pessoas comprometidas, uma equipe multidisciplinar que muitas vezes significa a ponte ou o último laço de esperança para muitas crianças e adolescentes que estão em situação de risco. Esse é o papel que o Estado tem que desempenhar, acreditando que é possível estabelecer um trabalho com ética e serenidade como são os fundamentos do Rede Cidadã”.

Os quimonos chegaram na hora certa, comemorou a coordenadora de Esportes do programa, Luciana Milhomem. “As aulas de judô começaram há três meses e as crianças estavam fazendo as aulas de short e camiseta. Nas aulas de judô, os alunos precisam do quimono para executar melhor os golpes e compreender mais o esporte”.

Começando no esporte, Lucas Pinheiro, 13 anos, achou a modalidade interessante e resolveu praticar. “Estou começando agora no judô e fiquei muito feliz com o presente. Cheguei no dia certo”. Quem também recebeu um quimono novo foi Victor Otaki, 14 anos, que pratica o esporte há dois meses. “Este presente representa melhor desempenho nos treinos”.

O presidente da Federação Mato-grossense de Judô, Fernando Moinaz, contou que conheceu o projeto por meio do professor Wilen Pereira. Este contato resultou no apoio da Confederação Brasileira de Judô, que reconheceu a importância da iniciativa e contemplou os alunos com os quimonos. “Fico feliz em colaborar com projetos que ajudam jovens carentes. Já fiquei feliz na primeira vez que estive aqui. Agora estou muito mais feliz podendo fazendo esta doação. Espero poder contribuir para a formação do caráter desses jovens através do judô, que ajuda a pessoa a ter disciplina, foco e respeito”.

Segundo o professor Wilen, as aulas de judô acontecem nas terças e quintas-feiras, pela manhã, na sede do Rede Cidadã, no bairro Planalto. Nas segundas e quartas-feiras, no período da tarde, as aulas são na Hullks Academia, parceira do projeto. Podem participar crianças e adolescentes entre sete e 17 anos.

“O esporte pode colaborar com os jovens desde casa até no tatame. O judô tem uma filosofia, que é passar a hierarquia, o compromisso, o caráter e a disciplina. Nós disciplinadores temos a obrigação de passar o que aprendemos para eles. E através do judô conseguimos inserir todas essas qualidades no aluno. O nosso primeiro objetivo é ensinar o caminho do bem e o segundo é formar novos atletas. Acredito que daqui pode sair novos campeões”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop anuncia volta do lateral Diego Bolt

Diego Henrique Lopes de Souza, 28 anos, conhecido como...

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Começa hoje a segunda etapa do campeonato estadual de...
PUBLICIDADE