A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) também deverá integrar a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal FIFA 2014, a Agecopa. A afirmação foi feita pelo secretário chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, durante entrevista coletiva na manhã de quinta-feira.
"A Federação não vai ficar de fora. Ela fará parte de todo o processo e com certeza será chamada par compor a Agência", garantiu Novacki. Ontem, Novacki apresentou os nomes dos diretores indicados pelo Governo do Estado. Foram confirmados Adilton Sachetti, como presidente, Yenês Magalhães, para o planejamento, Yuri Bastos Jorge para assuntos estratégicos, e Jefferson de Castro, para orçamento e finanças. A Agecopa já tem um orçamento de R$ 1 bilhão garantido pelo Governo do Estado.
A Assembléia Legislativa de Mato Grosso indicou os deputados Roberto França (comunicação) e Carlos Brito (infra-estrutura). Da prefeitura de Cuiabá o representante será o secretário Extraordinário Para Assuntos da Copa, Agripino Bonilha Filho. Bonilha é tido como um dos principais responsáveis pela escolha da Fifa por Cuiabá. A posse da diretoria da Agecopa, prevista ainda para o mês de outubro. Os salários dos secretários será de R$ 12.294 mil.
Novacki ressaltou que a agência terá autonomia para "tocar os projetos". Ele lembrou que o edital da licitação para a obra da Arena da Copa já foi publicada no Diário Oficial do Estado e que para cumprir os prazos a expectativa é estar com este processo concluído até 31 de dezembro de 2009, já que o objetivo é começar as obras no início de 2010.