PUBLICIDADE

Federação Mato-grossense de Futebol completa 70 anos hoje

PUBLICIDADE

Responsável em comandar o esporte mais popular e praticado em Mato Grosso, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) comemora hoje seus 70 anos de existência. No passado, a entidade, denominada Federação Mato-grossense de Desporto, extinta FMD, comandava outras modalidades esportivas. Até hoje, onde é a atual sede da federação, há salas onde abrigava cada esporte. Das mais variadas modalidades, só a Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS) ainda tem uma sala para realizar seus despachos.

Ano passado, a entidade abriu mão de seu maior patrimônio, o estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, repassando toda a área para a prefeitura de Cuiabá. A desapropriação girou em torno de R$ 3 milhões. Mas há um contrato de comodato com duração de 30 anos até a federação adquirir outra área para construir sua nova sede. Em todo esse período, o que orgulha a atual diretoria, é ter participado diretamente no processo de escolha de Cuiabá como uma das 12 sedes brasileiras à Copa do Mundo de 2014.

Apesar da data significativa, a festa de comemoração dos 70 anos de fundação foi adiada para um nova data. A comemoração seria hoje, mas o convidado especial, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, se encontra na Suíça, onde participa de reuniões da Fifa sobre a realização do Mundial.

Além de Marín, o presidente da FMF, Carlos Orione, espera recepcionar dirigentes de outras entidades como de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Rondônia. Amigo de longa data de Orione, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, também vem para a festa.

Com a renúncia de Ricardo Teixeira da CBF, Del Nero, ganhou força na entidade que comanda o futebol brasileiro. O dirigente paulista foi nomeado como presidente do Comitê Organizador Local (COL), órgão criado pelo governo Federal para cuidar da organização do Mundial em território brasileiro. Além disso, Del Nero disputa com Mário Lobo Zagallo pela vice-presidência da CBF na região Sudeste, cargo visto como estratégico, já que com uma saída de Marín, assume o vice, o que beneficiaria diretamente Marco Polo.

Ao longo das sete décadas da FMF, o atual presidente Carlos Orione é responsável por 30 anos no cargo. Sob sua direção, o futebol profissional após a divisões de Mato Grosso acabou se expandindo para o interior, projeto que foi denominado de "interiorização do futebol mato-grossense". Por conta disso, cidades como Cáceres, Rondonópolis, Alto Araguaia, Jaciara, Primavera do Leste, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde tiveram e têm representantes na principal divisão do esporte.

Há cerca de cinco anos, a FMF realizou o primeiro Estadual da Segunda Divisão com direito a acesso e descenso. Conseguiu enxugar o Mato-grossense da Primeira Divisão em número de participantes. Há dois anos seguidos, o Estadual é disputado por dez clubes, com os últimos colocados na fase classificatória caindo à Série B e os dois primeiros da Segunda garantindo vagas na Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atletas de Nova Mutum ganham 5 medalhas em campeonato brasileiro de jiu-jitsu

Jovens atletas de Nova Mutum ganharam cinco medalhas no...

Cuiabá anuncia meio-campista que estava no futebol árabe

O Cuiabá oficializa, há pouco, a contratação do meia...
PUBLICIDADE