A Federação Mato-grossense de Basquete já tem as ações programadas para 2020 e só trabalha para encaixar as datas nos calendários municipais e da Secretaria de Estado de Esportes. De acordo com o presidente, Gabriel Vasconcelos, as competições tradicionais, como campeonatos estaduais, estão mantidos em todas categorias de base (de 12 a 17 anos) e adulto nos gêneros masculino e feminino.
“O Mato Grosso, como sabemos, é um estado gigante, com distâncias elevadíssimas para se percorrer. Uma novidade para tentarmos diminuir os custos das equipes e dos municípios é a implantação de ligas regionais, que primeiramente, vão competir internamente e, num segundo momento, após eliminatórias, em nível estadual”, explicou Gabriel ao Só Notícias.
O diretor esportivo também adiantou que pretende realizar cursos de iniciação ao basquete para formação de novos técnicos (nível 1) e, também, para formação de árbitros. As oficinas serão realizadas em diversas regiões de Mato Grosso.
“Dentro desta programação que estamos preparando, planejamos trazer um técnico da Seleção Brasileira de base para ministrar, pelo menos, um curso para os técnicos, e o instrutor de árbitros da Fiba na América do Sul para atualização dos árbitros”, concluiu Gabriel.