O Arbitral Técnico do Campeonato Mato-grossense de 2009 está marcado para ocorrer na primeira quinzena de novembro. A data do encontro dos 16 clubes que vão disputar o Estadual será definida nos próximos dias pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione. A novidade à próxima temporada será a presença do Palmeiras do bairro do Porto e o Cáceres Esporte Clube, times que conseguiram o acesso este ano por meio da Segunda Divisão, vencida pelo “Periquito”.
O próximo Estadual terá três cidades com mais de um representante. Antes era Cuiabá, com Mixto, Dom Bosco, Palmeiras e Rondonópolis, com União, Vila Aurora e o REC. Agora, a cidade de Cáceres passa a ter dois clubes na principal divisão do futebol profissional de Mato Grosso. Além do Cacerense, o Cáceres Esporte Clube, apelidado de “Crocodilo do Pantanal” também estará entre os 16 participantes.
Até o encontro, Carlos Orione analisa várias propostas para a disputa. A principal delas será a forma de disputa, pois houve uma redução de quatro equipes rebaixadas à Segundona deste ano com Nova Xavantina, Primavera do Leste, Parecis e Nova Ubiratã. De acordo com o dirigente, está em fase de elaboração à proposta a ser apresentada e votada pelos dirigentes dos clubes. O objetivo é confeccionar uma tabela de jogos que seja atrativa ao torcedor do início ao fim do campeonato.
O Campeonato Estadual de 2009 também marca o início da lei seca nos estádios de futebol de Mato Grosso. O decreto baixado este ano pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo Orione, será cumprida com muito rigor. O objetivo é acabar de vez com casos de violências envolvendo torcedores embriagados.
Há cerca de 15 dias, o secretário Estadual de Esportes e Lazer (Seel), Baiano Filho, antecipou com exclusividade à Gazeta a ajuda do governo do Estado aos clubes da Primeira Divisão. Ao todo, a verba destinada é de R$ 800 mil.
Os clubes convidados a participar do Arbitral Técnico são: Mixto, Palmeiras, Operário, Cáceres, Cacerense, União, Vila Aurora, REC, Grêmio de Jaciara, Tangará, Barra do Garças, Araguaia, Sorriso, Sinop, Crac de Campo Verde e Luverdense.