A Croácia será o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, no dia 13 de junho, em Berlim. No sorteio realizado ontem, em Leipzig, na Alemanha, foram definidos todos os grupos e, conseqüentemente, a definição da tabela do torneio. Austrália e Japão são os outros adversários no Grupo F, na primeira fase.
Depois dos duelo contra croatas, o segundo jogo dos brasileiros será contra a Austrália – de volta ao Mundial após 32 anos -, em Munique, no dia 18 de junho. E a partida final será contra o Japão – dirigido pelo brasileiro Zico -, no dia 22 de junho, em Dortmund.
Dos cabeças-de-chave, a Inglaterra, a primeira sorteada, ficou no Grupo B, com Argentina (C), México (D), Itália (E), França (G) e Espanha (H). Os argentinos, por sinal, caíram em um grupo considerado difícil, pois pegam Sérvia e Montenegro e Holanda, além da Costa do Marfim.
Os italianos são possíveis adversários na próxima fase, já que ficaram no Grupo E. Neste mesmo estão Gana, Estados Unidos e República Tcheca.
O sorteio foi comandado por Markus Siegler, diretor de Comunicação da Fifa e contou ainda com o camaronês Roger Milla, o holandês Johan Cruyjf, o americano Cobi Jones, Pelé, Masashi Nakayama (japonês), Lothar Matthäus (alemão) e Lucas Radebe (sul-africano).
A super modelo Heidi Klum e Reinhold Beckmann, apresentador da TV local, comandaram a festa.
Antes do sorteio das bolinhas, houve ainda um show musical, um de ilusionismo, muitos vídeos, e a presença de várias personalidades do futebol, como o técnico da seleção alemã Jurgen Klinsmann.
Para os cronistas internacionais, a Argentina mais uma vez caiu no grupo denominado de “morte. Holanda e Sérvia são, no momento, as forças do futebol europeu.