O braço investigatório do Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira que está investigando o presidente suspenso da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, e o também suspenso presidente da Uefa, Michel Platini. Ambos receberam punição pela má explicada quantia paga pelo mandatário suíço ao francês recentemente, justificando fazer parte de serviços prestados de Platini na época em que trabalhava para Blatter.
Jerôme Valcke, ex-secretário geral da Fifa, suspenso por envolvimento em vendas de ingressos da Copa do Mundo também está sob investigação relacionada à desvio de conduta e quebras de regras da entidade.
Além desses três nomes, o Comitê de Ética também divulgou a lista de cartolas que estão na mira da Fifa. Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, está presenta nos selecionados, além de Eugenio Figueredo, Worawi Makudi, Jeffrey Webb, Amos Adamu e Nicolás Leoz.
Ángel María Villar Llona, sucessor de Platini na presidência da Uefa, e Franz Beckenbauer também foram investigados e a decisão final depende da câmara decisória liderada por Hans-Joachim Eckert.