O ex-jogador da Seleção Brasileira, Joubert Araújo Martins, mais conhecido como "Beto Cuiabano", vai formar um time entre amigos para disputar uma partida de futebol contra os indígenas durante a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento será realizado entre os dias 8 a 16 de novembro, em Cuiabá.
Beto foi convidado pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania para participar da competição durante um evento da FIFA, no Rio de Janeiro. O jogador aceitou o convite e estará, em Cuiabá, na segunda-feira (7), onde participará de uma reunião com o secretário municipal Carlos Brito e, posteriormente, fará uma visita aos miniestádios dos bairros CPA I e CPA IV.
"O Comitê Intertribal solicitou que encaminhássemos alguém de renome nacional para participar do evento. Pensamos no Beto, por ser um atleta de nossa terra, e pelo interesse dele, de voltar às suas origens para ajudar outros atletas", afirmou o secretário-adjunto de Esporte e Cidadania, Mário Márcio Pecora.
Além de representantes de etnias nacionais, os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em 2015, no Brasil.
Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição conta com apoio do Ministério do Esporte, do governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Atualmente, Beto está aposentado dos gramados. Ele já defendeu grandes times do Rio de Janeiro, como Botafogo, Fluminense e Flamengo, jogou na Europa e na Seleção Brasileira.