Os dirigentes das seleções municipais que disputam o 2° campeonato estadual amador, que se classificarem domingo, para a segunda fase (disputa entre regiões), se reunirão com a comissão organizadora, na próxima quarta-feira, às 14h, na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, em Cuiabá. No encontro os campeões regionais discutirão a composição da segunda fase, classificação por índice técnico e cartões amarelos. Também já definirão, junto com a comissão organizadora, o regulamento para o certame do ano que vem.
O time de Sinop decidirá vaga da região Centro Norte, com Santa Carmem, no estádio Massami Uriu. O primeiro jogo da decisão terminou empatado em 1 a 1 e, se persistir novo empate, a decisão será nos pênaltis. Quem se classificar enfrentará o campeão da Norte, Alta Floresta ou Colíder. Na primeira partida, Alta Floresta venceu em casa por 2 a 1 e joga por empate.
Outras quatro seleções também terão o empate a seu favor, domingo, na casa do adversário. Na região Médio Norte, Tangará da Serra vai a Nova Olímpia; na Noroeste, Brasnorte vai a Juína; na Sudeste, Paranatinga joga em Campo Verde; na Oeste, Curvelândia em Mirassol d’Oeste.
Outras duas podem até perder fora de casa. Na região Leste, Água Boa pode até perder por dois gols de diferença contra Querência e, na Sudoeste, Sapezal por um, contra Comodoro, que serão campeãs.
Nas regiões Nordeste e Sul, onde já aconteceram as finais, as seleções classificadas foram Serra Nova Dourada e Nossa Senhora do Livramento, respectivamente. O campeão estadual ganhará R$ 35 mil, vice R$ 16 mil e ambos garantem vaga na segunda divisão do matogrossense de 2009.