sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Espanha confirma favoritismo contra Nigéria e pega Itália na semi

PUBLICIDADE

A seleção espanhola não teve tanto trabalho para confirmar seu favoritismo no grupo B da Copa das Confederações. Em tarde inspirada do lateral Jordi Alba, a atual campeã mundial venceu a Nigéria por 3 a 0, neste domingo, na Arena Castelão, e avançou à semifinal com 100% de aproveitamento, apesar de ter dado mais espaços do que o normal em seu sistema defensivo durante o primeiro tempo.

O resultado em Fortaleza garante na semifinal da competição a reedição da decisão da Eurocopa do ano passado. Atual bicampeã europeia, a Fúriareencontrará a Itália, que perdeu na final do torneio continental de 2012. O duelo contra a Azzurra está agendado para quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), novamente na Arena Castelão.

A Espanha abriu o placar neste domingo logo nos primeiros minutos, quando Jordi Alba mandou para as redes. Depois de ter desperdiçado muitas chances para ampliar na etapa inicial, a equipe europeia ampliou no segundo tempo, com Fernando Torres, que havia acabado de entrar. Perto do apito final, Alba voltou ao ataque para deixar sua marca mais uma vez, até driblando o goleiro.

O jogo – A Nigéria entrou em campo com um sistema bastante arrojado para atuar diante de uma campeã mundial. Sem contar com seu artilheiro Oduamadi, o representante africano entrou com Ideye, Akpala e Musa na frente. Mas a equipe de Stephen Keshi pagou o preço da ousadia logo no começo.

No primeiro minuto de jogo, Iniesta tabelou com Fábregas, invadiu a área, passou por um marcador e finalizou rasteiro, para defesa do goleiro. Aos três, a Fúria não desperdiçou. Depois de uma rápida troca de passes que avançou desde o meio-campo, Iniesta serviu a Jordi Alba na esquerda. O lateral passou por dois defensores e, já de dentro da área, bateu no canto para fazer o gol.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a Nigéria não se abalou com a situação e se lançou com ainda mais ênfase ao ataque, mesmo desguarnecendo a defesa, que perdeu Omeruo lesionado logo no início, dando lugar a Egwuekwe. A primeira chance dos nigerianos saiu quando Akpala apareceu com liberdade na área, mas falhou na hora da conclusão.

A Espanha ainda teve várias oportunidades de ampliar a vantagem no primeiro tempo. Aos 11, Pedro arrancou com a bola em contragolpe diante de apenas um marcador, mas tentou dar um drible a mais do que o necessário na área e foi derrubado, pedindo pênalti. O árbitro, porém, considerou tudo normal e mandou o jogo seguir.

Do outro lado, Valdés teve trabalho em chute perigoso de Mba de fora da área. Apesar das buscas da seleção verde e branca, a Fúria continuou perdendo chances seguidas para balançar as redes. Soldado teve sua primeira boa oportunidade aos 26 minutos, quando invadiu a área com liberdade e chutou em cima do goleiro Enyeama.

Apenas quatro minutos depois, o mesmo atacante aproveitou erro na linha de impedimento dos nigerianos e apareceu mais uma vez diante do gol, mas exibiu novamente falta de eficiência na finalização, acertando o goleiro. Antes do fim do primeiro tempo, Fábregas ainda acertou a trave depois de receber cruzamento da direita.

A Espanha voltou ao segundo tempo com a mesma calma exibida durante toda a etapa inicial, tocando a bola à espera da melhor hora de ampliar. Porém, ciente da necessidade do resultado, a Nigéria partiu para frente, e Ideye falhou na finalização ao receber diante do gol livre.

Para dar mais fôlego à equipe, Vicente del Bosque fez duas mudanças em pouco tempo. David Silva substituiu Fábregas, enquanto Fernando Torres assumiu a vaga de Soldado. O atacante do Chelsea não precisou de muito tempo para mostrar seu trabalho em campo.

Ao contrário de Soldado, que se cansou de perder gols, Fernando Torres aproveitou logo em sua primeira investida, aos 16 minutos, quando mergulhou para completar de cabeça o cruzamento preciso de Pedro, ampliando a vantagem da campeã mundial.

Acuado diante do toque de bola da Espanha, o time de Stephen Keshi só conseguiu avançar aos 29 minutos, quando Gambo (que havia acabado de entrar) recebeu de Musa completamente livre na área, mas finalizou para fora. Foi a última boa chance da Nigéria, que teve de se contentar em ver o adversário tocando bola, à espera do momento de sacramentar o placar.

Aos 43, Jordi Alba recebeu em velocidade nas costas da defesa nigeriana, invadiu a área, driblou o goleiro e tocou para as redes. A partir daí, a Espanha já passou a pensar em seu próximo oponente: a Itália.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto contrata lateral com passagem por Cruzeiro, clubes paulistas e time português

O Mixto anunciou hoje a contratação do lateral-esquerdo Daniel...

Presidente diz que Deyverson tem acordo para deixar o Cuiabá

O atacante Deyverson tem um acordo verbal para deixar...

Sem Deyverson, Cuiabá encara o Grêmio fora de casa buscando quebrar tabu

O Cuiabá entra em campo contra o Grêmio neste...

Final da Copa Marcelinho Boiadeiro será no domingo em Sinop

A final da Copa Marcelinho Boiadeiro será no próximo...
PUBLICIDADE