PUBLICIDADE

Erik brilha e Botafogo garante a vaga na Copa Sul-Americana

PUBLICIDADE
Gazeta Esportiva (foto: Vitor Silva/arquivo)

O Botafogo garantiu a vaga para a segunda fase da Copa Sul-Americana ao derrotar o Defensa Y Justicia da Argentina por 3 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Norberto Tomaghello. O atacante Erik, que já havia marcado o gol da vitória na partida de ida, no Engenhão, voltou a ser o destaque do time carioca, marcando duas vezes. Alex Santana, em belo chute do meio-campo, definiu o resultado a favor do Alvinegro de General Severiano. O gol de Alex Santana foi aplaudido, inclusive, pela torcida argentina.

Apesar de pressionado durante a maior parte do jogo, o Botafogo soube se defender com eficiência e criar condições para decidir a partida, até com certa facilidade. A partir da metade do segundo tempo, a equipe dirigida por Zé Ricardo passou a atuar com dez jogadores porque o lateral Marcinho foi expulso, quando vencia por 1 a 0, mas não perdeu a serenidade e ainda ampliou a vantagem diante de um adversário desesperado.

O jogo – O Defensa y Justicia começou a partida no ataque, tentando descontar a vantagem da equipe brasileira, logo no início. Antes do primeiro minuto, Barboza, de cabeça, levou perigo ao gol defendido por Gatito Fernández.
Aos sete minutos, o lateral-esquerdo Delgado se livrou com facilidade de Erik e cruzou na área para a a cabeçada de Castro, mas o jogador do time argentino mandou a bola para fora.

Sufocado pela pressão da equipe portenha, o Botafogo não conseguia se organizar para chegar ao ataque. Aos dez minutos, em outra cabeçada, Delgado mandou para o gol, mas a bola acabou nas mãos de Gatito. Um minuto depois, Marcinho falhou e Gatito precisou se virar para evitar que a bola entrasse.

Erik foi o principal personagem da partida (Foto: JAVIER GONZALEZ TOLEDO/AFP)
Os zagueiros alvinegros tinham muito trabalho para rebater as bolas lançadas pelos argentinos na área da equipe dirigida por Zé Ricardo. Aos 17 minutos, Gatito Fernández evitou o gol argentino ao espalmar para escanteio um chute forte de Alexis Castro. Com 20 minutos de jogo, o Botafogo não tinha criado uma só jogada de ataque e se limitava a tentar evitar que o Defensa marcasse.

Só aos 26 minutos é que o Botafogo criou a primeira jogada de perigo em cobrança de falta, mas o cruzamento de Luiz Fernando foi parar nas mãos do goleiro Unsain.

Aos 30, foi a vez do zagueiro Gabriel bloquear uma conclusão perigosa de Martinez. Os jogadores argentinos pediram a marcação de pênalti, alegando que a bola havia batido na mão do jogador alvinegro.

Dois minutos depois, o Botafogo criou a primeira grande chance para marcar. Rodrigo Pimpão cruzou e Kieza desviou de joelho, mas a bola saiu bem perto da trave defendida por Unsain.

Aos 42 minutos, Alexis Castro, o mais habilidoso da equipe, cruzou para a área. Gatito Fernandez não conseguiu desviar, mas não apareceu nenhum jogador argentino para completar a jogada.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o time da casa aumentou a pressão e Gabriel aliviou o perigo, quando Gatito já estava fora do gol e sem chances de intervir na jogada.

O Botafogo voltou sem mudanças para o segundo tempo. E o panorama do primeiro tempo se repetiu nos primeiros minutos. O Defensa todo no ataque e o Alvinegro carioca recuado, mantendo apenas o atacante Kieza entre os zagueiros argentinos. Aos seis minutos, Aliseda recebeu na direita, se livrou de Jonathan e bateu por cima do gol defendido por Gatito.

Um minuto depois, no primeiro ataque do segundo tempo, o Botafogo marcou o primeiro gol. O atacante Erik recebeu grande lançamento de Jean, ganhou da zaga na velocidade e bateu na saída do goleiro Unsain.

O técnico da equipe argentina decidiu tornar sua equipe mais ofensiva e colocou o atacante Nicolás Fernandez na vaga do lateral-esquerdo Delgado. E, na primeira participação, Nicolás perdeu uma grande chance para empatar, ao receber livre na pequena área e bater para fora, frustrando a torcida que está pronta para festejar.

A partir dos 23 minutos, o Botafogo passou a jogar com um homem a menos. O lateral-direito Marcinho deixou o braço no rosto de um adversário e recebeu cartão vermelho.

Para tentar arrumar o sistema defensivo, Zé Ricardo colocou Helerson formando a dupla de zaga com Gabriel e deslocou Marcelo Benevenuto para a lateral direita. Kieza deixou o campo e apenas Erik ficou numa posição mais avançada.

Aos 29 minutos, mesmo inferiorizado numericamente, o Botafogo ampliou a vantagem. Rodrigo Pimpão recebeu na área e foi derrubado por Leonel Miranda. Pênalti que Erik converteu, batendo no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Unsain.

Aos 35 minutos, o meia Alex Santana percebeu o goleiro Unsain adiantado e mandou por cobertura para marcar o terceiro gol. Santana foi muito festejado pelos companheiros pela bonita conclusão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE