Mato Grosso se saiu bem no primeiro dia de modalidades coletivas dos Jogos Escolares, em João Pessoa. As equipes venceram nas modalidades de futsal (masculino), handebol (masculino e feminino) e basquete (masculino e feminino).
No futsal masculino, um colégio de Cuiabá estreou com uma goleada de 7 a 2 sobre o time de estudantes do Amazonas. O jogo foi tenso, devido a estreia na competição. Na avaliação do técnico do time, professor Marcos Duarte, o ‘Marquinhos’, a garotada errou muitos passes, principalmente no primeiro tempo. “Tudo bem que é um sinal que estamos finalizando bastante, mas se quisermos conquistar medalhas o time precisa evoluir mais”.
Houve vitória também no handebol masculino da escola municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde. Os garotos venceram a partida por 20 a 17. Para o capitão, Cristhian Vieira, 14 anos, o time tem condições de jogar mais bola e não precisa passar o sufoco que passou para vencer. “Acho que tem a ver com a estreia, primeiro jogo é sempre assim”.
Agora, conforme o garoto, o time vai conversar sobre o jogo, analisar os pontos positivos e corrigir os erros para não passar tanto sufoco nas partidas. “Tivemos um desempenho ótimo no primeiro tempo, quando fizemos 12 a 5. Mas no segundo tempo o time caiu de produção. Essas coisas não podem acontecer”.
A estudante Bruna Mello, capitã do time de handebol feminino da escola municipal Sabina Lazarin Prati, de Campo Verde, também disse que o nervosismo quase estragou tudo no jogo de estreia contra Minas Gerais. Mas apesar das dificuldades, as meninas venceram por 10 a 16. “O nervosismo do primeiro jogo já passou, pois é a primeira vez de muitas meninas numa competição nacional. Acredito que a partir de agora nosso jogo vai fluir mais”.
Os basquetes, masculino e feminino, também venceram. No masculino, a escola estadual Antônio Grohs, de Água Boa, ganhou do Pará por 36 a 20. Já no feminino as meninas do colégio Regina Pacis, de Sinop, ganharam por 41 a 23 de Alagoas.