Uma equipe de amigos que participou pela primeira vez do Campeonato Estadual de Pesca foi a vencedora da 10ª etapa, realizada neste fim de semana, no município de Guarantã do Norte. Denominada “Bueno 13”, a equipe fez 41 mil pontos.
Mauro Pereira Bueno, líder da equipe “Bueno 13”, do município de Matupá comprou o barco a motor na semana passada. “Tenho muitos amigos que participam do campeonato, então resolvi entrar também”, afirmou. Bueno tinha o hábito de pescar em barranco e nunca participou de uma competição. Além usar o próprio sobrenome para denominar a equipe, o número 13, para ele, representa sorte: “minha filha nasceu no dia 13, às 13h, por isso coloquei o número na equipe”.
Participaram desta etapa 42 equipes de seis municípios mato-grossenses. O total de peixes capturados e soltos no rio foi de 169. “Mesmo sendo a primeira vez que o Guarantã participa, o evento teve grande envolvimento do público”, ressaltou o coordenador do campeonato, Geraldo Donizeti Lúcio. Segundo ele, mais de 6 mil pessoas estiveram presentes.
Para incentivar os pescadores ribeirinhos de Guarantã, no sábado (15) teve a competição de barco a remo. Mesmo não contabilizando pontos para o Campeonato Estadual, 21 pescadores participaram do evento e receberam prêmios.
As demais equipes vencedoras da 10ª etapa foram: 2° lugar, equipe “Liberdade”, de Alta Floresta; em 3°, equipe “Shoppão ”, de Guarantã do Norte; 4° lugar, “Portal da Amazônia”, de Alta Floresta; em 5°, equipe “Tracajá”, de Guarantã; em 6°, equipe “Da hora”, de Alta Floresta; em 7°, “Big Loja”, e em 8°, equipe “Eng-Gana 1”, ambas de Guarantã do Norte; em 9°, equipe “060”, de Carlinda, e em 10° lugar, a equipe “Thaciana”, de Peixoto de Azevedo.
Educação Ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desenvolveu trabalhos de educação ambiental, nas escolas do município de Guarantã do Norte, uma semana antes da realização da 10ª etapa do 3° Campeonato Estadual de Pesca.
A equipe de educadores ambientais da Sema visitou escolas, fez palestras e oficinas orientando sobre a importância da preservação ambiental.
A iniciativa faz parte de um dos pré-requisitos para os municípios participarem do Campeonato. É necessário desenvolver ações ambientais e apresentar planos de coleta e destinação de lixo.