Cáceres sediou neste domingo, a etapa final do 3º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso, junto com o 27º Festival Internacional de Pesca. Nem mesmo a chuva, que caiu insistentemente, atrapalhou a empolgação das equipes concorrentes. Foram 288 barcos com cerca de três a quatro pessoas em cada um.
As embarcações enfrentaram mais de oito horas de prova. Mesmo antes do final já era conhecida a equipe vencedora, que também é de Cáceres. A Carajás, composta de uma família, o pai, Gilmar Brunell, a mãe, Euzí Valadares e o filho Andersen. Eles participaram de 18 etapas e conquistaram 1.040 pontos. O prêmio, pelo campeonato, foi um carro zero quilômetro.
Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli Assis, o campeonato cumpriu com sucesso o objetivo proposto. Movimentou a economia nos municípios que participaram do campeonato, promoveu o turismo interno, a integração entre os pescadores de todo o Estado e contribuiu para a conscientização e preservação dos peixes.
“Foram mais de 1.500 equipes em todas as etapas. Pescador de Alta Floresta se deslocou para Barra do Garças, gente de Pontes e Lacerda em Carlinda, foi um intercâmbio enorme. O campeonato fez com que as pessoas conhecessem a potencialidade de Mato Grosso”, destacou a secretária.
Um grupo de Alta Floresta, composto por 4 equipes, confirma o desenvolvimento do turismo interno. Luiz Henrique da equipe Esgotec, comandante do grupo, explicou que no ano passado concorreram somente na etapa local, já este ano locaram um ônibus e estiveram em oito etapas, entre elas a de Aripuanã e tiveram que enfrentar 22 horas de viagem de ônibus. “Conhecemos melhor as bacias e já sabemos onde é melhor para pegar peixe. Pretendemos no ano que vem montar uma estratégia e vir para ganhar”, afirmou o pescador.
Mas, os pescadores do grupo tem motivo para comemorar, uma das equipes, a ‘Dois loucos e um doido’ pescou um dos maiores peixes do campeonato, um jaú, de um metro e quatro centímetros.