Pesquisa confirma o são-paulino Rogério Ceni como maior goleiro-artilheiro de todos os tempos. O levantamento foi feito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol e mostra que o brasileiro já balançou as redes 93 vezes, contra 62 do segundo colocado, o paraguaio Chilavert (já aposentado).
O terceiro é o colombiano Higuita, com 41 gols, seguido por Jorge Campos, do México, e Ivankov, da Bulgária. Pelas estatísticas sobre Rogério, 52 gols saíram em cobranças de faltas e os outros 41 foram marcados de pênalti. O camisa um do tricolor paulista, aliás, também está em outro ranking divulgado pela entidade. Ele é um dos 450 goleiros que ficaram invictos por mais tempo.
Ceni aparece na 54º posição por ter passado 987 minutos, ou seja, quase 11 jogos sem sofrer gols, entre 2 de agosto e 15 de setembro de 2007. O primeiro colocado nesse ranking é outro brasileiro: o ex-goleiro Geraldo Pereira de Matos Filho, o Mazaropi, que na década de 70, pelo Vasco da Gama, passou 1.816 minutos invicto. Ou seja, cerca de 20 jogos sem levar um gol.
Leia mais
Rogério Ceni é homenageado com memorial em Sinop
Vídeo: Rogério Ceni joga em Sinop com Chera, Mauro Naves e marca gol