Depois de oito rodadas de jejum, o Flamengo voltou a vencer no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe da Gávea derrotou o Grêmio por 1 a 0, em jogo disputado na noite deste sábado, no Maracanã, com um gol de Paolo Guerrero, no primeiro tempo. Foi o terceiro gol gol marcado pelo atacante peruano em três partidas com a camisa rubro-negra.
O resultado fez o time carioca se afastar, mais um pouco, da zona do rebaixamento. Agora, o Flamengo chegou aos 16 pontos ganhos e passou a ocupar a 13ª posição. O Grêmio segue com 26 pontos, no quarto lugar. O time gaúcho perdeu uma invencibilidade de 24 jogos diante de equipes do Rio de Janeiro.
A partida foi equilibrada, mas o time dirigido por Cristovão Borges soube se valer do grande incentivo da torcida para conquistar um grande resultado. O Flamengo foi sempre mais objetivo nas jogadas de ataque e poderia ter alcançado um placar mais amplo. O Grêmio mostrou um time muito irregular, com jogadores rendendo abaixo do que vinham fazendo, o que facilitou a vitória da equipe carioca.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. Já o Tricolor Gaúcho terá pela frente o Sport, em Porto Alegre.
O jogo – Diante de uma torcida entusiasmada, o Flamengo começou a partida em cima da defesa do Grêmio. Aos cinco minutos, o time carioca criou a primeira chance: Emerson Sheik invadiu pela esquerda e tocou para Cirino, que rolou para Canteros completar, mas Marcelo Grohe defendeu bem o chute do argentino.
Nos primeiros minutos, a pressão do Rubro-Negro carioca não deixava o Grêmio chegar à intermediária do adversário. O time gaúcho mantinha seus jogadores muito recuados e não conseguuia se aproximar da área do Flamengo. Aos 15 minutos, novamente Canteros recebeu na entrada da área e concluiu, mas Marcelo Grohe defendeu sem dificuldades.
O time dirigido por Roger Machado só chegou à área carioca aos 16 minutos, em jogada individual de Galhardo, que investiu pela direita e cruzou para Douglas, mas a zaga do Fla aliviou o perigo. O time tricolor melhorou de produção e quase abriu o marcador aos 21 minutos. Galhardo tabelou com Luan, entrou na área e chutou, mas a bola se chocou com o travessão de Cesar.
Muito marcado pela zaga gremista, Paolo Guerrero encontrava dificuldades para se movimentar. Só aos 25 minutos é que o atacante peruano conseguiu concluir, cabeceando uma bola sem levar perigo para o gol de Marcelo Grohe.
Logo depois, a equipe visitante criou outro momento de perigo, quando Pedro Rocha descobriu Giuliano na área, mas o zagueiro Marcelo evitou a conclusão, desviando para escanteio. O jogo era equilibrado, com as duas equipes se alternando na posse de bola. Para tentar iludir a marcação da equipe gaúcha, o técnico Cristovão Borges inverteu a posição dos atacantes Marcelo Cirino e Emerson Sheik.
Aos 40 minutos, a mudança deu resultado e o Flamengo abriu o marcador. Em falta na lateral da área, Ayrton levantou, Marcelo cabeceou e Marcelo Grohe fez grande defesa, mas o rebote ficou com Paolo Guerrero, que só empurrou para as redes. Foi o terceiro gol do peruano em três jogos com a camisa rubro-negra.
A vantagem fez o Flamengo ficar ainda mais empolgado dentro de campo. Empurrado pela torcida, o time da Gávea quase chegou novamente aos 44 minutos, mas Marcelo Grohe apareceu bem. No intervalo, o ex-zagueiro Ronaldo Angelim, herói do título brasileiro de 2009, foi homenageado. Ele assinou o Livro de Ouro do Maracanã e foi muito festejado pela torcida rubro-negra.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Arthur Maia no lugar de Marcelo Cirino, mudança muito aplaudida pela torcida que estava pegando no pé do atacante. O Grêmio tentava ser mais agressivo e, logo aos dois minutos, após cobrança de falta, o zagueiro Geromel cabeceou sem levar perigo para o gol defendido por Cesar. Dois minutos depois, o Tricolor desperdiçou uma grande oportunidade para empatar. Após boa troca de passes, a bola foi lançada para Pedro Rocha que driblou o goleiro Cesar, mas perdeu o ângulo e chutou para fora, quando Giuliano, livre, esperava na pequena área.
O começo agressivo do Grêmio fez o Flamengo adotar uma postura mais cautelosa na partida, Apenas Emerson Sheik e Guerrero ficavam na frente, tentando aproveitar os espaços concedidos pelo adversário. O que quase aconteceu aos nove minutos. Guerrero arrancou em velocidade e lançou Everton que penetrou na área, mas teve seu chute bloqueado pelo goleiro Marcelo Grohe, em grande defesa.
O Grêmio até conseguia criar situações, mas a partida irregular dos seus atacantes impedia que o time conseguisse chegar com perigo. Luan desperdiçou outra boa chance aos 14 minutos. Ele recebeu bom passe de Pedro Rocha na área, mas não conseguiu ter domínio e permitiu que a zaga rubro-negra aliviasse o perigo. Logo depois, Roger Machado colocou o atacante Fernandinho no lugar do apagado Douglas.
Aos 21 minutos, o goleiro Cesar apareceu com destaque, ao defender um chute perigoso de Galhardo. O Flamengo desperdiçou uma chance incrível para ampliar aos 26 minutos, quando o goleiro Marcelo Grohe soltou a bola e Emerson bateu para o gol vazio, mas Rhodolfo apareceu para salvar em cima da linha. Quatro minutos depois, Everton cruzou e Maicon quase marcou contra.
O domínio rubro-negro se intensificou e Wallace quase marcou o segundo aos 35, após passe de Guerrero, mas a cabeçada do zagueiro explodiu na trave. No final, Roger reforçou o setor ofensivo, mas o Flamengo soube se defender e garantir a vitória.