Assim como na primeira rodada do Sul-americano Sub-17, quando virou o jogo contra a Venezuela e venceu por 4 a 3, a seleção brasileira da categoria mostrou poder de reação nesta quarta-feira. Desta vez, os comandados de Emerson Ávila superaram o Chile por 2 a 1, com gols do santista Emerson e do flamenguista Adryan, este aos 42 minutos da etapa final. A equipe agora encara o Paraguai, sábado, às 22 horas (de Brasília).
Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e ocupa a liderança do Grupo B – três equipes avançam para a fase final. A Colômbia, que mais cedo venceu o Paraguai por 3 a 1, está na segunda posição, com quatro pontos. Com um ponto, o Chile está em terceiro. Venezuela e Paraguai não pontuaram.
Apesar de tomar a iniciativa do jogo, o Brasil não conseguiu criar muitas chances claras durante o primeiro tempo. As melhores oportunidades aconteceram somente nos minutos finais: aos 41, o atacante Adryan bateu cruzado e quase abriu a contagem; aos 43, Hernani, do Atlético-PR, bateu falta e acertou o travessão.
Na etapa complementar, Andrigo ganhou a vaga de Hernani aos 13 minutos e os brasileiros passaram a pressionar. No entanto, faltou inspiração e o Chile conseguiu fazer o primeiro gol aos 28 minutos, com Henriquez, que mergulhou na área e cabeceou no canto.
O Brasil voltou ao ataque e obteve sucesso. Aos 34 minutos, Emerson aproveitou rebote da defesa e bateu forte da entrada da área para marcar um bonito gol. Aos 42, um gol ainda mais bonito: Adryan bateu falta e acertou o ângulo do arqueiro chileno, definindo mais uma virada verde-amarela.
Grupo A – Apesar de empatar por 1 a 1 com o Peru nesta segunda rodada, terça-feira, o anfitrião Equador lidera a chave com quatro pontos. No outro jogo do dia, o Uruguai fez 2 a 0 na Bolívia e chegou aos três pontos, em terceiro lugar. Com a mesma pontuação, a Argentina tem melhores índices técnico e é vice-líder.