O Joinville perdeu uma grande chance de deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena, a equipe largou na frente da Ponte Preta com gol do estreante Silvinho, mas Anselmo cometeu um pênalti na etapa complementar. Biro Biro converteu a cobrança, garantiu o empate em 1 a 1 e ajudou a conquistar o ponto fora de casa.
O resultado mantém o time catarinense na degola, em último lugar, com nove pontos conquistados. A Ponte também não se beneficiou com o resultado e caiu duas posições, fechando a 14ª rodada em 11º lugar, com 18 pontos conquistados.
Agora, o Joinville terá chance de se reabilitar no próximo domingo, diante do Santos, às 11h (de Brasília), na Vila Belmiro. Também no domingo, a Macaca recebe o Internacional no Moisés Lucarelli, às 16h.
O jogo – Os donos da casa começaram dominando a posse de bola, mas não conseguiam encontrar espaços na defesa alvinegra. A primeira boa chance foi da Ponte Preta, aos 21 minutos. Felipe Azevedo encontrou Diego Oliveira na entrada da área. O atleta avançou em velocidade pela direita, passou pelo marcador, mas chutou por fora das redes de Agenor.
Depois disso, o Joinville passou a dominar o primeiro temp. Aos 31 minutos, Renato Chaves cometeu falta perigosa em Lucas Crispin. O meia foi para a cobrança, bateu com efeito e a bola explodiu na trave esquerda de Lomba. O rebote voltou para o próprio Crispin, mas o atleta errou a medida do cruzamento e mandou pela linha de fundo.
Na sequência, Crispin pegou a bola na área da Ponte e partiu para o ataque. O jogador foi derrubado por Gilson. Marion foi para a cobrança e mandou por cima da barreira, mas Lomba fez a defesa. Três minutos depois, Crispin lançou Lomba em profundidade, mas o goleiro da Macaca estava atento e se adiantou para agarrar a bola antes que o atleta pudesse completar a jogada.
Aos 43, Marion passou por Josimar e invadiu a área. A bola passou rasteira e nenhum jogador do Joinville chegou para completar.
O técnico Adilson Baptista promoveu a entrada de Silvinho e William Popp no intervalo. A mudança surtiu efeito e os anfitriões voltaram dos vestiários pressionando. Após cobrança de escanteio, Naldo ganhou no alto e cabeceou, mas a bola passou tirando tinta da trave direita de Lomba. A resposta da Ponte veio dois minutos depois, quando Biro Biro passou por Douglas Silva e arriscou de fora da área. Porém, a bola foi para fora.
Aos nove minutos, o Joinville provou que o treinador acertou nas alterações. Anselmo fez um belo lançamento para Popp do lado direito. O atacante dominou, encontrou Silvinho pedindo bola dentro da área e cruzou na medida para o atacante cabecear para o fundo das redes. 1 a 0 para o Joinville.
Depois do gol, os donos da casa cresceram na partida. Aos 12, Marion quase ampliou a vantagem. O atacante recebeu na entrada da área, limpou o lance e deixou o marcador Pablo no chão. Na finalização, contudo, o atleta pegou mal na bola e mandou à direita de Lomba.
A Ponte tentou reagir com Rodinei, mas Agenor fez boa defesa e evitou o empate. O JEC teve mais duas oportunidades com Anselmo e Popp, mas Guto Ferreira mexeu na equipe e promoveu a entrada de quatro atacantes: Borges, Diego Oliveira, Biro Biro e Cesinha.
Tentando combater a pressão adversária, Anselmo derrubou Biro Biro na área aos 27 minutos. Fernando Bob foi para a cobrança, mandou no meio do gol e não desperdiçou.
Depois de sofrer o gol de empate, o Joinville tentou ir com tudo para o ataque, mas os visitantes seguraram bem. Nos acréscimos, Silvinho invadiu a área com liberdades, mas finalizou pelo lado de fora das redes de Lomba. Com essa chance desperdiçada, o JEC perdeu também a oportunidade de deixar a lanterna do Brasileirão.